Categorias
Cavalos

Vocês já ouviram falar que……………..?????

existe no Brasil a carne seca de cavalo? que é vendida como se fosse de boi?
o pior, ouvi dizer que a carne de cavalo, para ficar parecida com a de boi, eles pegam o pobre do animal, penduram ele, cortam com uma serra as suas 4 patas, e deixam o animal sangrar até morrer, pendurado, o que leva cerca de 3 dias de sofrimento.
gente, eu nunca mais comerei carne seca.
acho isso muito cruel, e vcs?
Eu M, infelizmente o que estamos abordando aqui não é feito em abatedouros legais, que seguem normas rígidas para a exportação de carne. É o que ocorre em abatedouros clandestinos em locais afastados, onde os animais (muitas vezes velhos, cansados do trabalho e que não servem mais pra nada na opinião deles, pegos em estradas, e não criados para o abate) são abatidos sem nenhum respeito às normas de higiene ou humanidade com os animais. Infelizmente, é o que ocorre por debaixo do pano… Entendeu?
Luis Fernando, vejo que vc tb já ouviu falar disso, o que nos leva a entender que infelizmente é verdade. Ouvi dizer que os animais ficam suspensos enfileirados e desesperados enquanto veem os outros terem as patas serradas. Quem viu isso disse que eles agonizam por 3 dias mesmo, até sair todo o sangue, e eles ficam lá suspensos e sangrando lentamente… seja como for, é cruel demais.
essa é a técnica absurda, cruel e covarde que inventaram para a carne ficar mais parecida com a de boi. A qual seria comercializada no Brasil mesmo, mas ninguém conta que é de cavalo, entenderam?
De qualquer forma NUNCA mais comerei carne seca, seja qual for.
Eu M, eu gostaria REALMENTE de poder acreditar que as coisas no mundo real ocorrem realmente como ensinado nos livros das faculdades… Só que, infelizmente não é assim. É mais ou menos como nos falavam da Independência do Brasil realizada por D. Pedro daquela forma fantasiosa, bonita e romântica, hoje todos sabemos que não foi bem assim… Infelizmente, e digo isso com pesar, no decurso de sua vida profissional como veterinária (ou qualquer profissão que se tenha) vc verá que a realidade é bem outra do que foi passado na teoria dos livros, que só mostram o lado politicamente aceito da profissão. Essa barbárie que cometem contra os animais (que é o que estamos debatendo aqui) nada tem a ver com veterinários, mas sim com pessoas inescrupulosas, cruéis e que fazem TUDO por dinheiro.
Os animais são “insensibilizados” para não sentir dor? Num abatedouro clandestino? Quisera Deus fosse verdade! No mais, para nós pouco importa se o pobre animal leva horas ou dias p/ morrer, é cruel demais.

9 respostas em “Vocês já ouviram falar que……………..?????”

Ain q tenso…
Que dó dos cavalos, animais tão bonitos que sofrem tanto……
Isso é muito triste…ainda bem q vi sua pergunta eu ia comer carne seca hj…D:
Que cruedalde….nenhum cavalo deveria passar por isso ,melhor nenhum ser vivo…

Obrigada por compartilhar o q vc descobriu com a gente

bjs

Sempre soube disso, porque minha mãe tem um amigo açougueiro, e é muito triste o que fazem com os animais antes de morrer, não só com o cavalo, pois você sabia que a carne de boi pra ser bem macia eles pegam os filhotes de boy, colocam em um espaço de 1,50 de comprimento e 1,00 metro de largura, e alimentam o filhote com uma ração rica em hormônio (produto tóxico usado para deixar o animal mais gordo. E que ingerido em uma certa quantidade causa câncer prolongado), só que essa ração não tem o nutriente necessário para o fortalecimento dos músculos e ossos do filhote, que no caso é o cálcio e a proteína, aí eles passam duas fitas na barriga do filhote e erguem-o no chão, para ele não fazer exercício, deixando assim a carne mais macia, e no final, o filhote fica 4 meses sofrendo por falta de nutrientes, tento alucinações, até morrer.

Muito macabro! Nunca comi carne seca… e to agora tentando parar de comer a carne mesmo em si.

Nossa, quanta lenda! Sou Médica Veterinária com pós graduação de Higiene e Processamento de Produtos de origem animal!

Aqui no Brasil é proibido o fornecimento de hormônios para animais de produção. Existem poucos hormônios que são vendidos no mercado de medicamentos, e eles são todos voltados para a parte reprodutiva, nenhum deles para crescimento.

Esse sistema de colocar os bezerros em um curral de poucos metros quadrados descrito pela Mychelle existe, mas ninguém fornece hormônio para os animais, eles fornecem ração e água, mais nada. Esse sistema é o sistema de confinamento, a carne desses animais é bem mais macia do que a dos animais de sistema extensivo (criado em pasto) por várias razões, uma delas é a restrição de exercícios, por isso é vendida para os abatedouros por um valor maior.

Esse negócio de não ter o fornecimento de cálcio e aminoádicos para formação dos músculos e ossos é piada, e a de passar a tal fita na barriga do animalzinho é uma piada de mal gosto que fizeram com você! Pode chegar em qualquer prorpiedade de criação intensiva que vc vai ficar impressionado com os cuidados na alimentação, higiêne e saúde no local.

Os músculos, que é a carne consumida, são o que existe de mais valoroso para os produtores, então eles fornecem uma ração de qualidade muito boa para que exista uma formação boa de musculatura. É impossível a formação de musculatura com um baixo fornecimento de aminoácidos (proteína) e fornecimento de hormônios (que são ilegais). Sem a matéria prima para construção de tecido muscular, que são os aminoácidos é impossível que haja a formação do mesmo.

Carne sêca de cavalos no Brasil eu nunca vi, mas existem alguns abatedouros de carne de cavalo no Brasil, sei que na região de Maringá-PR existe um e em Araguari-MG tb. Pelo que sei a carne de equino abatida de forma LEGALIZADA no Brasil vai toda para exportação, pelo que sei quase tudo para a Europa.

Para ser comercializada, a carne precisa ter o SIF (Serviço de Inspeção Federal), selo do Ministério da Agricultura que garante sua qualidade. Antes de ser abatido, o animal passa por uma análise clínica feita por um funcionário do próprio órgão governamental. Depois, a carne é inspecionada e testada.

A aparência da carne bovina e equina realmente é semelhante, mas a carne de equinos faz espuma alaranjada/amarelada ao ser cozinhada, dizem que ela é mais “docinha” do que a carne bovina também, mas eu nunca comi pra dizer se é ou não, gosto muito de cavalos pra conseguir comer.

Eu vi que tem gente querendo deixar de comer carne bovina, só a título de curiosidade, se existe algum animal que sofre com o tipo de vida que leva para produção de alimentos humanos, esse animal é a galinha produtora de ovos ou poedeira (não é a que é criada para abate e extração de cerne, são duas produções completamente distintas).

A produção de ovos não me agrada, as galinhas ficam presas em gaiolas bem pequenas, de 3-4 galinhas por gaiola, quando são adquiridas, ainda pintinhos, têem as pontas dos seus bicos crotados para que não selecionem o alimento mais palatável na ração que é fornecida, pois se só escolherem o mais palatável, a formação dos ovos será prejudicada.

Passam a vida toda dentro dessa gaiola onde mal conseguem se mexer, quando chegam ao fim a vida produtiva é feita a Muda Fornçada, um procedimento com restição de luminosidade, alimento e água para que voltem a produzir ovos, dependendo do produtor de ovos, esse procedimento é aplicado mais de uma vez aos mesmos animais. Geralmente a vida delas acaba na própria gaiola.

Então fica uma sugestão minha, se as pessoas querem desistir de comer algo de origem animal porque a produção é cruel, comecem pelos ovos! A produção de ovos que realmente é cruel.

Me disponho ao esclarecimento de qualquer dúvida que possam ter relacionada ao assunto de criação de animais para obtenção de alimentos.
_________________________

Add: 08/08 20:49h

Abatedouro clandestino eu não conheço, mas com certeza tem! Agora esse negócio de pendurar pelas pernas, isso é feito para ruminantes, suínios, aves e equinos, só que antes disso eles são insensiblizados, então a traquéia é cortada e o sangue retirado, como ele passou pelo processo de insensibilização, ele não sente nada. é impossível cortar a perna de um animal, de qualquer porte que seja, e que ele passe 3 dias vivo! Se a perna foi cortada, um plexo de veias e artérias de grande porte é atingido, em poucas horas o animal morre com isso por hipovolemia rápido!

Isso que vc falou, de ficar lá 3 dias, é estranho até pra abatedouro clandestino, pq é ruim pra quem abate clandestinamente não ter lucro rápido com a venda da carne! É muito mais difícil cortar as quatro “patas” do que cortar a jugular. Isso eu acho q aconteceria se fosse por cueldade, tipo aqueles caras q amarram cão no carro e arrastam!

Não precisa fazer nada rpa carne de cave ficar parecida com a de bovino, a composição básica desses dois tipos de carne é a mesma, a aprência é muito semelhante, o que acontece, é que a carne de equinos possui mais caroteno do que a carne bovina, por isso que faz aquela espuma alaranjada qndo é cozinhada.

O problema de abate clandestino, é que existe uma brecha na lei no Brasil que vc pode abater animais na sua propriedade PARA CONSUMO PRÓPRIO. Pra consumo prório vc pode abater qualquer animal, só NÃO PODE doméstico e silvestre.

Se vc tem receio d comer carne clandestina, verifique o carimbo do SIF em algumas partes das peças, peças clandestinas ou não possuem carimbo algum, ou possuem carimbos demais! A tinta do carimbo é atoxica e comestível.

Bah mas eu acho que não! Deve sacrificar como bovinos marreteando e depois sangram…Mas mesmo assim, não admito comer carne de cavalo, sei que é uma questão de cultura, mas acho que é um animal muito inteligente e que presta muitos serviços para terminar no prato da gente…

por isso é bom perguntarmos a procedência da carne, e se desconfiar denunciar é a melhor escolha para poder acabar com isso, animais tao bonitos e doceis sofrerem tanto??? muito ridiculo e cruel, eu nao sou vegetariano mais pensar em uma coisa dessa da vontade de ser… mais fazer oque… Brasil, sempre vai ser Brasil.. Terra de Zé Povinho, Terra de TODOS ou de TOLOS….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *