Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

visita ao parque do Rola-Moça?

como é sua vegetação?o que mais gostou?que animais você viu?…..

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Ainda não tive a oportunidade de visitá-lo. Pesquisei alguma coisa para você.

    O ‘Parque Estadual da Serra do Ro.la Moça, é um parque brasileiro situado no estado de Minas Gerais. Está situado na região metropolitana de Belo Horizonte.

    Criado em setembro de 1994, protege uma área de 3.941,09 hectares e abrange os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, incluindo as bacias dos cursos d’água Taboão, Rola-Moça, Barreirinho, Barreiro, Mutuca e Catarina. O Parque foi criado em uma área de mananciais importantes para o abastecimento da região. O Parque é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país.

    O nome do Parque foi contado em “causo” e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido esporou seu cavalo ribanceira abaixo e “a Serra do Ro.la Moça se chamou”.

    No Parque estão incluídas paisagens características de Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude, além de alguns mirantes, como o Mirante do Morro dos Veados onde são proporcionadas belas vistas panorâmicas. O relevo do parque é extremamente acidentado, incluindo algumas serras como a Serra do Rola-Moça, Serra do Jatobá. O clima do parque e tropical de altitude com verões amenos a media anual de temperatura e de 18,8 graus.
    Quanto as chuvas o índice anual e de 1748 mm .
    A vegetação é de uma zona de tensão ecológica, existem transições bruscas de Mata Atlântica para Cerrado e Campos de Altitude, o que faz com que a vegetação seja bastante diversificada, possibilitando encontrar espécies como: ipê, aroeira branca, xaxim, sangra d’água, canela, unha-de-vaca, quaresmeira, cangerana, cedro, camboatá, pequi, jacarandá do cerrado, ipê-cascudo, murici, jatobá-do-cerrado, pau-de-tucano, ariticum e canela-de-ema.

    O Parque possui uma fauna bastante diversificada, incluindo: onça parda, jaguatirica, gato do mato, lobo-guará, raposa, mão-pelada, coati, lontra, ouriço, preá, tamanduá-de-colete, tatu, tatu-galinha, cateto, veado caatingueiro, veado campeiro e mico-estrela.

Perguntas Relacionadas