Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Vinicius de Moraes – Poeta que cantava ou cantor que recitava?

Eu ouço as músicas desse mago e o vejo a bailar por entre as melodias, buscando acordes, acordos, concorde com os tons tão dissonantes e arrumados, equilibrados num balanço mágico.

Ouvir as músicas de Vinicius só vale lendo suas letras, cada coisa linda, apaixonada, visionária.

O sujeito que tinha um olhar de lince, que pegava no ar, que captava sussurros dos espíritos dos poetas. E arrastava os Orixás de todas as nações para uma gira na Bahia inteira, no Rio e no mundo todo.

Vinicius e Toquinho, um casamento que deu certo. Quanta coisas esses caras fizeram e não era somente algo bem escrito, apuradamente bem escritoo, exagerado, perfeccionista. Seus escritos tinham alma que cantarolavam aos requebres e molejos do vibrar das cordas de um violão, tão estranhamente tocado, tão diferenciado, tão Vinicius em seus acordes,em seus acordos.
Ele compunha com a destreza e facilidade como quem risca ou rascunha uma lista de supermercado.

Quando nosso povo vai acordar para as nossas coisas, quando o negro vai voltar a ser negro como Vinicius foi ?. Quando a Bahia terá outro carioca de alma tão baiana que o elevador Lacerda se curve à sua escrita e ele perambule com os capitães da areia, com os fantasmas da primeira capital do Brasil. Hoje esquecida, maltratada, com seus poetas mortos ou no ostracismo?.

A Bahia asfixia sem arrimo cultural, resta apenas suas marcas, sua história e dos magos, dos alquimistas das letras e dos pincéis, que por ela passaram e quedaram à morte física, levando a Bahia aos infernos e aos céus de quem se interesse conhecê-la em suas riquezas subjacentes a olhos muito óbvios e grosseiros.

Vinicius de Moraes o poeta que viu Carybé, que viu Jorge Amado, que viu Dorival Caimmy e tantos outros que já se foram.

Resta agora na Bahia os livros de Jorge Amado lembrando, acudindo, como esta terra poderia ser melhor tratada e respeitada pelos orgãos públicos. Dá pena, dó mesmo, olhar a Bahia hoje. Salvador vive o abandono, seus prédios centenários um por um caindo sem conservação, ruas sem policiamento, lixo nas calçadas, jovens drogados nos passeios e a música e a poesia…não existem mais, se foram com Vinicius e outros alquimistas da arte.

Abração.
Perdoem os erros de português, escrevi de improviso e sem revisão.

Errata: Requebros e molejos

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

8 Respostas

  1. Para mim, Vinicius era poeta que cantava, pois, a meu ver, a qualidade poética das suas letras superva a sonoridade de seu canto, embora este também fosse agradável.

    Abs

  2. Concordo com tudinho que voce falou.

    E só porque voce é um queridão vou te deixar um
    presente, pra ler e ouvir tá?

    E muito grata pelas palavras lindas na pergunta da Bruxxa,
    voce mora no meu coração e nem precisa pagar alugue, rsrsrsrs.

    Samba da Benção

    http://www.youtube.com/watch?v=SEevv9qJgGw

    linda demais essa música e esse vídeo.

    beijo querido, inté…..

    Paze Bem, sempre!

  3. Oláaaaaaaaaaaa…Boa noite.

    Caro amigo, o Vinícius de Moraes tinha um talento ímpar. Ele era completo. Um poeta do seu naipe dispensa quaisquer comentários. Mesmo que eu buscasse as melhores palavras elogiosas para descrevê-lo, me faltaria a poesia necessária para fazer jus à sua pessoa. Forte abraço.

  4. Eu ouvia ontem, na gravação original, o Samba da Benção, que considero uma obra prima, e tive exatamente essa impressão..rs Metade da música é declamada, a outra é cantada, mas mesmo quando cantada, é falada, apesar da boa música de Baden Powel..
    Vinicius é um homem genial, como genio um grande poeta, como homem falou um bocado de besteiras também….rs, isso não o torna menos genial.
    Vejo com grande pesar, mais uma vez, um distanciamento de nossa música de qualidade, o culto às bobagens do novo sertanejo (argh!), ao new forró (glup!),ao axé (aff!) e à música de periferia, ainda o que temos de mais original e puro como manifestação cultural (aham!), mesmo que ruim demais.
    Temos que caçar muito cuidadosamente no meio desse lixo todo, um ou outro destaque de qualidade em nossa música, o que me leva a crer que Vinicius, Chico Buarque, Caymmi, Tom Jobim, pertenceram a última geração de compositores, musicos e poetas musicais que ainda orgulham o Brasil.

    Beijos e margaridas na janela

  5. Vinicius nunca achou que era um cantor, ele era o poetinha que dizia suas letras como se estivesse cantando.O que valia mesmo era seus parceirinhos, como carinhosamente ele identificava:toquinho, maria creusa, tom jobim.

  6. Que importa, quem foi grande como ele, será sempre grande. Vivo ou morto.

    Abração amigão….

  7. Olha o que disse Carlos Drummond de Andrade,”Vinicius e o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão.Quer dizer da poesia em estado natural” ” Eu queria ter sido como Vinicius
    de Morais”Otto Lara Resende,assim o definiu:”Manuel Bandeira viveu e morreu com as raízes enterradas no Recife.João Cabral continua ligado à cana de açúcar.Drummond nunca deixou de ser mineiro,Vinicius e um poeta em paz com a sua cidade,o Rio.E o único poeta carioca”
    Mas ele dizia,nada mais ser que “em labirinto em busca de uma saída”
    Drummond descreve,sem conseguir dissimular sua imensa inveja;”Foi o único de nós que teve a
    vida de poeta”

  8. Belo texto, meu bom amigo, irmão, João Alfredo.Vc tem facilidade para textos de exaltação à Bahia, e neste improviso – muito bem escrito- vc fêz justiça ao nosso poetinha,o talentoso Vinícius de Morais e ao nosso Jorge Amado, o mais baiano de todos os escritores .
    Fraternal abraço

Perguntas Relacionadas