Categorias
Répteis

Urgente…Quero fazer um aquatérrio,no meu pátio!O q é necessário ter pra que ele fique ideal pras tartarugas?

Olá pessoal.
Estou meia triste pq fiz uma pergunta aqui em répteis e apenas uma pessoa me respondeu,espero que nessa seja diferente,quem entender do assunto me ajude!

Gente..como já disse na pergunta,to querendo fazer um AQUATÉRRIO pras minhas tartarugas tigre d’ água fora de casa,no meu pátio!
Só ñ estou achando nenhum site que diga especificamente o q estou querendo saber,que é:
O que é necessário ter pra que o aquatérrio fique um ambiente ideal pra elas?

Quero saber sobre como tenq ser a encanação pra troca de água?…

Quais os cuidados com a chuva?…tem algum problema em elas pegarem chuva ou algo assim?

Alguém tem alguma ideia de estrutura..materias que posso usar (azulejo,pedras…)?

Obrigado gente!
Por favor me ajudem!
Eu to querendo mto fazer esse aquatérrio,pq lá elas se sentirão no habitat natural!

2 respostas em “Urgente…Quero fazer um aquatérrio,no meu pátio!O q é necessário ter pra que ele fique ideal pras tartarugas?”

Ola, eu ja fiz um aquaterrario desses, tenho algumas ideias que poderao lhe ser uteis.
Primeiro escolha o local, devera ser bem servido pelo sol, nao atrapalhar a passagem e ter uma forma harmoniosa com o restante do espaco.
Faca uma parte para colocar agua, ela podera ter aproximadamente 30 cm de profundidade, mais do que suficiente para elas poderem nadar.
Faca uma rampa, pode ter grande inclinacao (como se fosse um tanque de lavar roupas), para que elas possam sair da agua. Elas precisam de um local seco para tomarem sol, voce podera colocar pedras ou troncos de arvore, e na parte de alvenaria, coloque terra. A terra e usada tanto para plantar algumas folhagens (para se ter um pouco de sombra nos horarios mais fortes do sol) e para que elas tenham um local para fazerem a desova, quando for a epoca certa.
Para escoar a agua, faca uma caida de agua para um ralo (como esses ralos que temos em nossa casa, no chuveiro, por exemplo) e dentro do ralo, coloque o encanamento com um diametro grande (no minimo, uma polegada e meia) com o tampao, para que a agua escoe rapidamente e a limpeza seja mais facil. Uma torneira por perto, sera tambem, sempre de muita ajuda.
O ralo serve para que a sujeira nao entre e entupa o cano, alem de nao permitir que as tartaruguinhas novas sejam sugadas pela correnteza e se percam pelo esgoto.
O acabamento podera ser de azulejos, pisos, pedras, ou ate de cimento, mas este deve ser bem alisado, para evitar que as tartaruguinhas se machuquem ao rasparem suas patas nele. A rampa de acesso a terra devera ser de material aspero, caso contrario, elas nao conseguirao subir por ela.
Evite cavernas subterraneas, muitas vezes as tartarugas ficam presas com seus cascos e nao conseguem respirar, podendo morrer por falta de ar.
O ideal e poder contar tambem com um ladrao, que faz com que o excesso de agua (da chuva, por exemplo) possa escoar sem haver transbordamentos, deixando o nivel de agua sempre a uma altura determinada.

Olha o Giramundo respondeu muito certo, parabéns.
Eu só vou lhe perguntar se onde você mora tem predadores, porque aqui onde eu moro, tem gaviões, corujas e se não por tela nesse aquaterrário ,eles podem vir pegar as suas tartarugas.
Faça o que o colega giramundo falou, mas suspenda com canos de pvc, a armação para por tela, para evitar de gavião , coruja vir pegar as tartaruguinhas.

Eu adoro essas tartaruguinhas, mas aqui em Juiz de Fora MG estão muito caras, R$ 150,00 cada, e filhotinhas mesmo………..desisti de comprar.

Mas boa sorte no seu aqua terrário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *