Categorias
Cavalos

Tratamento de Brocas em equinos, AJUDEM…?

Olá Amigos, estou com um sério problema de broca na pata traseira direita da minha égua. Andei pesquisando e me falaram que isso pode matar a égua com seu desenvolvimento, como de nada entendo sobre isso estou pesquisando e procurando ajuda.
Alguem sabe como tratar esse doença(fungo), ou que produto ou medicamento passa na pata da égua?

Obrigado pessoal

qualquer coisa envie emails para mim : [email protected]

6 respostas em “Tratamento de Brocas em equinos, AJUDEM…?”

Você diz que seu cavalo tem “broca”, existem alguns diagnósticos diferenciais além de estágios diferentes da “broca”, PROVAVELMENTE ele tem uma pododermatite, mas por aqui não é possível confirmar isso e muito menos a origem dessa possível pododermatite.

Como não tem como saber o que o seu cavalo tem, se vc não possui situação financeira boa atualmente e não pode chamar um Méd.Vet, o melhor seria não colocar a ferradura, faça o casqueamento e mantenha o casco dele limpo. Limpe todos os dias com Iodo a 10% ou Líquido de Dakin, a vantagem do Iodo é que vc tem certeza de que a medicação foi aplicada naquele dia, por causa da coloração. Se for deixar pra alguém fazer, é uma maneira eficaz de verificar a limpeza diária. Já que não se tem certeza da doença que afeta o casco, então não coloque ferradura, deixe o animal com o casco limpo em um lugar que suje menos, por exemplo, se vc puder tirar o cavalo do pasto e colocar em baia, pelo menos nos dias em que o chão estiver molhado, seria melhor.

Como não se sabe qual a doença e nem o estágio da doença (pode ser que mesmo sendo “broca”, já seja profunda) chame um veterinário de equinos para verificar e fazer/indicar o tratamento adequado. Tome cuidado, se vc deixar essas afecções de casco evoluirem e afetarem a falange seu animal pode ter uma Laminite, aí complica o tratamento e o tempo de recuperação é maior, além do risco de perder o cavalo por conta da Laminite.

Te digo para não colocar ferradura no animal, porque quando o cavalo tem “broca” podem haver fissuras e/ou rachos no casco, com isso as bactérias podem entrar no casco e causar uma laminite, quando vc ferra o animal, a ferradura tampa uma parte do casco, assim vc não pode controlar a presença de rachaduras onde a ferradura escode.

A ferradura em contato com o casco também propcia um ambiente úmido e escuro para que as bactérias e fungos se multipliquem. Se essas bactérias chegarem a parte laminar do casco, seu animal setá Laminite (“aguamento”).

Se o casco do animal está fragilizado, vc ainda corre o risco de rachar o casco enquanto ferra o animal. Por isso que é melhor apenas casquear e limpar o casco enquanto o animal estiver doente.

Por favor, NÃO jogue inseticida no casco do animal, uma vez indicaram aqui no YR que colocassem detefom, detefon é veneno, o casco do cavalo é vascularizado no interior, se o sr. jogar veneno lá dentro vai cair na circulação sanguínea do cavalo, isso pode intoxica-lo! Por favor, não faça isso!

Uma boa conformação preventiva dos cascos, depende de uma série de fatores, tais como: tipo da alimentação fornecida, época do ano, tipo de solos por onde ele costuma movimentar, tipo do piso da baia, etc.
Agora, considerando o processo já instalado, deve-se partir para a sua recuperação, que deve consistir em: toalete dos cascos periodicamente, limpeza e desinfecção do local afetado, fazendo a utilização de um bom antisséptico, tal qual o Cascofenol, facilmente encontrado nas lojas de revenda de produtos agropecuários, Devem serem efetuadas aplicações diárias no local alterado.

Olha, geralmente fungos em cavalos não matam pela doença, mas pela complicação que ela causa, ou seja, se o estado dela chegar sem tratamento até um certo ponto, pode tornar-se infecsioso e acabar se espalhando pelo corpo interno do animal, causando uma série de doenças.

Há diversos tipos de fundos que podem ocorrer terminando em uma ‘broca’ na pata ou em outra parte do corpo do cavalo. Cada tipo de fungo é tratado de uma forma especificadamente diferenciada e individual, ou seja, não tem como eu falar para você qual remédio usar.

As vezes até um ferrador – homem que cuida das patas dos cavalos – pode lhe dizer do que se trata, ou lhe ajudar. Mas sugiro seriamente que você procure um veterinário. Espero ter ajudado! =)

Bom,
um dos meu cavalos tinha broca nos cascos ,dai fui fazer uma pesquisa e cheguei a conclusao ,q as brocas sao causada por umidade,se seu cavalo pisa muito em lugares molhados,fica em pastos perto de brejos ou fica grande tempo com os pés debaixo dágua isso causa a broca.
É como a frieira em nós,lugares molhados e com fungos causam isso.

espero q tenha t ajudado.

Olá amigo, eu sou um cavalo cuarando baca gordura com bn querocen quente erbis quando você coloca isso em breve nas tampas de perfuração e algodão com o dia seguinte, o mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *