Categorias
Répteis

Tenho uma tartaruga um CÁGADO e não sei como cuidar POR FAVOR ME AJUDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM?

Olá ganhei uma tartaruga um CÁGADO mais não sei como cuidar dela , o que dar pra comer e também não sei quantos anos ela tem e nem se e fêmea ou macho , eu preciso muito q vocês me ajudem pois não quero entregar ela para o IBAMA e nem que ela morra pois amo tartarugas e já estou amando a minha , alguém ai pode me ajudar POR FAVOR!!!!!!
e me mandem mais informacoes sobre as tartarugas CÁGADOS por email :[email protected] MUITO OBRIGADA

8 respostas em “Tenho uma tartaruga um CÁGADO e não sei como cuidar POR FAVOR ME AJUDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM?”

Os kagados sao animais predominantemente aquaticos, que se alimentam predominantemente de carne de peixe, preferencialmente de peixes de agua doce. Sao bastante timidos, preferindo viver em tocas submersas, de onde esticam seu longo pescoco para alcancar a superficie e tomar golfadas de ar para respirar.
Elas aguentam bastante tempo fora da agua, mas nao se alimentam no seco e sofrem grandes restricoes metabolicas pela falta de hidratacao.

Nome científico: Mauremys leprosa

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Superfamília: Testudinoidea
Família: Geoemydidae
Subfamília: Geoemydinae
Género: Mauremys
Espécie: M. leprosa

Outros nomes
Cágado-mediterrânico

Distribuição
Esta espécie de cágado pode ser encontrada na Europa e no Norte de África, nomeadamente em Portugal, Espanha, Sul de França, Nigéria, Senegal, Benim, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.
Em Portugal pode ainda ser encontrado em vários locais, com especial incidência no Alentejo.

Além dos exemplares que vivem na Natureza, existem alguns que são criados como animal de companhia, no seio de algumas famílias durante várias gerações.

ALIMENTACÃO: É fácil alimentar esses animais. E é muito importante saber que as rações industrializadas não suprem as necessidades alimentares deles. Variar é sempre necessário, verduras como: repolho, cenoura (ralada) e almeirão são importantes, alface, couve e espinafre devem ser evitados. A casca do ovo também deve fazer parte da dieta dos cágados, já que contém cálcio, e fortifica o casco. É importante também oferecer alimentos vivos, os peixes de aquário são bem vindos, além de exercitar o animal, no habitat natural o peixe é o principal alimento. Plantas de aquário também podem ser uma boa opção e os cágados adoram.

CUIDADOS GERAIS: Se alguma coisa estiver errada com o manejo do seu animal, provavelmente ele irá ficar doente. A falta do sol, da vitamina A e alimentação não diversificada, podem causar raquitismo e avitaminose nesse caso o cágado fica cego, o casco fica mole, o animal não fica dentro da água e morre porque não encontra comida.
Pneumonia é uma doença relativamente comum nos cágados, o animal começa a nadar torto, e não consegue afundar, os olhos ficam inchados e o animal normalmente fica fora d’água. Leva a morte.
Outra doença preocupante é o fungo. Manifesta-se como um tufo de algodão no casco ou na pele do animal, é causado principalmente pela sujeira da água.
Qualquer diferença no comportamento do seu cágado, leve-no a um veterinário especializado em répteis.

HIBERNAÇÃO: Quando chega o inverno, é comum os cágados hibernarem. Como são animais pecilotérmicos, seu metabolismo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Se o animal já estiver adulto, e em boas condições de saúde, a hibernação não trará problemas, mas se for um filhote, ou se o cágado estiver com alguma doença, a hibernação não é aconselhável, nesse caso é recomendado o uso de um aquecedor na água. Procure manter a água entre 25 e 28 graus.

CRESCIMENTO: Como já foi dito, esses cágados crescem. O crescimento é feito em fases. No inverno eles hibernam, e no verão eles crescem. As placas do casco do cágado se soltam e outra nasce no lugar. É comum encontrar algumas placas do casco no fundo do terrário. A pele do animal também é trocada, e isso incomoda um pouco, por isso, muitas vezes eles se esfregam em troncos, se esticam, para facilitar a troca de pele e o crescimento.
Quando as placas do casco do seu cágado estiverem se soltando, não mexa, o casco é sensível, deixe cair naturalmente.

Perigos
Para além da pressão humana criada junto dos habitats destes animais, com construção perto da maioria das linhas de água, a maior preocupação parte da forma como os humanos têm libertado tartarugas de expécies que não são autóctones, por todo o lado onde haja um palmo de água.
O facto de em Portugal, também nos restantes países da Europa Ocidental, qualquer pessoa ter acesso a uma tartaruga para ter em casa enquanto não cresce e se farta dela, tem levado ao aparecimento de milhares de tartarugas espalhadas por rios e lagos que podem com o tempo fazer desaparecer as espécies naturais.
Esta ameaça parece não ter fim e parece também não preocupar as autoridades responsáveis.

Tamanho e longevidade
Um cágado pode atingir os 25 cm (diâmetro da carapaça) e viver cerca de 70 anos.

O acasalamento ocorre mais ou menos 1 mês antes dos ovos serem postos, o macho coloca – se em cima da fêmea preso pelas unhas à sua carapaça introduz o seu orgão sexual dentro da cloaca da fêmea e aí liberta o esperma, por volta de Maio/Junho a fêmea abre uma cova na terra com cerca de 15cm de profundidade e aí coloca os seus ovos (1 a 20), depois da postura tapa a cova com os seus membros inferiores. Depois de cerca de 6 meses as crias nascem com uma carapaça mole mas já preparadas para o mundo que as rodeia.Curiosidade: o macho distingue – se da fêmea pelo seu comprimento, o macho não mede mais de 22cm e a fêmea chega aos 26cm.O exemplar da espécie que está na imagem é um cágado de carapaça estriada.

tenho um cagado de seis anos que chegou a duas semanas e nao come isso é normal nao se precupe é importante nunca dar alface cenoura banana e maçam.pode ser dado outros tipos de verde raçao para gatos filhotes e raçao para cagados eles sao de agua e lama a agua deles de banho tem de ser suja e é a mesma que eles bebem eles tem que ter o casco molhado todo dia e tem que ficar tambem na terra nao deixeos em solo acimentado eles nao sobrevivem no cimento sao noturnos e cagados vivem 200 anos

Gente achei um cágado bebe ele não come nada só dorme coloquei uma folha de repolho e ele fica embaixo da folha o tempo todo é normal? coloquei ele numa bacia com um pouco de água , a água fica nas beradas e no meio fica sem e assim mesmo, estou preocupada tadinho será que vai morrer? me ajudem se alguém souber de algo, obrigado.

n tenho um cágado ainda mais minha vó e amiga de um fazendeiro e de varios e ela esta procurando um novinho que n cressa pois n minha casa a noite eu pisar nele eu fiz um habitat e ele n vai ter esse perigo mais gente quero saber de tudo o que come quantos anos de vida o tamanho as doesnças que ele pode ter e tranmitir o que fazer se ele adoencer e como cuidar dele e se pode ficar entre os muros do habitat ele pode ficar na caixa de papelao ele pode ficar em sima da grama falsa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *