Categorias
Répteis

tenho uma iguana a quase 10 anos..ela mede aproximadamente 80 cm esta no tamanho adequado para sua idade?

gostaria de saber se o terrario dela esta adquado para sua morada ele mede 1 de largura 2,5 de comprimento e 2,5 de altura,percebo q ela nao cresce sera q isso é normal?ela so comi escarola mamao mostarda banana couve e as vezes ibisco..sera q isso tbm é suficiente para mante-la saudavel???

4 respostas em “tenho uma iguana a quase 10 anos..ela mede aproximadamente 80 cm esta no tamanho adequado para sua idade?”

Olha meu amigo tem uma iguana de 3 anos com 70 cm olhando assim ele ta pequeno porque elas vivem mais ou menos 20 anos e chega o maximo ate 2,30 cm, a sua deveria tar com uns 1,20 cm por ai

espero ter ajudado Flw!

Uma dieta rica em verduras é o mais indicado para o animal. Existem rações para répteis à venda no mercado, mas é sempre preferivel e mais saudável, uma equilibrada e variada salada de legumes e folhas verdes.

As verduras devem ser a categoria de alimentos mais presente na dieta destes animais – cerca de metade. Couve de bruxelas, nabo, nabiças, dentes-de-leão, trevos, armole e ervas silvestres são boas opções.

Outra parte substancial da alimentação das iguanas são outros vegetais, tais como, feijão verde, espargos, alfalfa, cebola, cogumelos, batata doce, cenouras, entre outros.

A fruta também tem um papel importante no equilíbrio da dieta. Figos, amoras, morangos, manga, meloa, papaia, maçã, banana (que deve ser dada em pouca quantidade), entre outros, fornecem grande parte das vitaminas necessárias à espécie.

Tenha sempre em atenção a forma como estes alimentos são cultivados, uma vez que os pesticidas e os abudos artificiais são prejudiciais à saúde da iguana.

Com bastante menos frequência – correspondendo a menos de 5% do total da dieta – deve-se preparar arroz ou massa cozida ou mesmo pão.

Alimentos Proibidos

Há alimentos que não devem ser dados a uma iguana, pois podem inclusivamente provocar a morte destes répteis. Sendo um herbívoro, a iguana é um animal que se alimenta exclusivamente de produtos vegetais. Não se deve dar nenhum tipo de alimento de origem animal, ou seja carnes, ou qualquer outro tipo de alimentos que contenham açúcares (tirando a fruta). Relativamente à carne, como o estômago da iguana não a digere, pode provocar o entupimento dos intestinos, o que pode levar à morte do animal. Relativamente aos açúcares, quando estes entram em contacto com o processo digestivo da iguana, provocam paragens de digestão, o que inicia a criação de gazes, que em excesso podem provocar uma morte dolorosa ao animal. O estômago de uma iguana pode ser comparável ao de uma vaca: devem comer maioritariamente saladas de verdura.

a minha é bem maior , talvez seja a alimentacao que vc oferece …tente balacear as refeicoes , com meditas equilibradas de proteinas , carboidratos e nutrientes em geral , tentando reproduzir a alimentacao natural do animal ,sem exageros e nem falta de alimento . abraçoooo

Olha,tenho iguanas desde 2006,e hj todas estão com 1 metro e 80 cm em média!
Mas a diferença é q eu ñ as crio em terrários e sim livres em meu quintal q é grande por sinal!
Acho q quanto maior o espaço ela se desenvouve melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *