Categorias
Cavalos

Tenho uma égua que teve uma luxação na pata, queria saber se tem cura?

Quando ela tinha 1 mês e meio, foi atacada por algum animal e acabou luxando a pata direita da frente, chamei o veterinário e ele colocou uma tala na pata dela. Agora ela tem cinco anos, mas sua pata cresceu torta virada levemente para fora, e sua coluna cresceu com um defeito entre a garupa e o lombo exatamente entre as vértebras sacrais e as vértebras lombares, lugar no qual o osso está mais alto do que o normal. As vezes enquanto galopa ela manca da pata que foi machucada. Queria saber se existe algum tipo de procedimento ou cirurgia que possa corrigir esses defeitos?

2 respostas em “Tenho uma égua que teve uma luxação na pata, queria saber se tem cura?”

Eu não vi o animal, por isso tudo que colocarei aqui É SUPOSIÇÃO!

Pelas sua descrição da situação, não tem na prática!

Teoricamente é possível operar essas partes ósseas que foram deformadas pelo acidente, mas a cirurgia é extremamente complicada, o pós operatório é muito dolorido, e ela teria que ficar suspensa enquanto os ossos calcificam após a cirurgia reconstrutiva.

A suspensão trás alguns problemas, pois apenas o peso do abdome do equino no aparelho suspensório, por mais que fosse bem acolchoado, faria surgir escaras de decubito. Também poderia atrapalhar o trato gastrointestinal do animal e ele poderia desenvolver cólica. Além disso, o longo período que seria necessário para a recuperação completa de ossos, incisões de musculatura e pele causariam atrofia muscular por desuso da musculatura. A recuperação da musculatura seria demorada e dolorosa para o animal.

É muito comum equinos terem problema de cicatrização de pele. A medicação para dor, inflamação e infeções ainda poderia causar outros problemas como úlceras gástricas, perda de motilidade intestinal/gástrica, problemas nos rins, no fígado ou em outros órgãos. Esses problemas seriam provenientes do uso prolongado da medicação.

O custo de todo esse procedimento seria extremamente alto, além de eu não conhecer aqui no Brasil alguém que se habilite ao serviço!

Eu sei que vc quer dar uma vida boa ao seu animal, e que vc está pensando em todas as possibilidades para que ele tenha uma vida normal, mas os animais não ligam para aparência! A única coisa que incomoda a sua égua é a dor ao fazer alguns exercícios. Com a recuperação dolorasa de uma cirurgia traumática, eu acho que o melhor pra ela nas condições atuais da medicina equina, seria ficar do jeito que está, cuide dela, solte no pasto, ande um pouco, mas sem exercícios que a “machuque”.

Espero ter trazido informações relevantes à sua necessidade.

Aline cirurgia nesse caso seria inviavel
Na curvatura da pata, dá pra ir fazendo uma correçao com um bom ferrageamento(contrate um bom ferrador)
Na coluna vc pode consultar um Quiroplata, ele consegue colocar o maximo possivel desse osso da coluna no devido lugar.
Boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *