Categorias
Cavalos

tenho uma egua quarto de milha so que eu nao sei como criar o que eu faso ?

tenho ela des da semana pasada estao roubando ela ,nao sei como criar,como mansa,monta e pricilpamente como e a cruza (procriaçao) o que eu faço ?! me ajundem !!!!!!!!!!!

8 respostas em “tenho uma egua quarto de milha so que eu nao sei como criar o que eu faso ?”

Concordo… cavalo já é difícil de criar para quem entende… e muito caro tb!! Imagine só para quem não entende… olha amigo, eu te aconselharia vende-la para alguém que entende mais de cavalos.

ola amigo a solucao nao eh vender e sim aprender!!!
vamos comecar do zero!!!!
alimentacao: CAPIM GORDURA-FARELO-MILHO-AGUA FRESCA
tudo isto e fundamental…sem contar que existem muitas vitaminas para calcio musculatura pelagem etc…
VACINAS: os nomes nao vou lembrar de cabeca mas ai vai quais as vacinas os cavalos precisam esta parte peguei de um membro que entende bem de cavalo aqui do yahoo mesmo ok
TÉTANO, ENCEFALOMIELITE, INFLUENZA, RINOPNEUMONITE, ESTREPTOCOCOSE EQÜINA (GARROTILHO), ANTRAX (CARBUNCULO HEMÁTICO), BOTULISMO, ARTERITE VIRAL EQÜINA, SALMONELOSE, ERLIQUIOSE MONOCÍTICA

para andar na rua asfalto voce ira precisar FERRAR o cavalo ou seja colocar as ferraduras nos pes do cavalo.
espaco um cavalo precisa de um bom ambiente pra pode pastar….espero ter te ajudado caso nao tenha condicoes de mantelo depois de tudo que te falei melhor mesmo e vende la para uma pessoa que tenha condicoes e experiencia…rsrs

AMANSAR isso significa domesticar certo…pra isso existem pessoas qualificadas que nao usam nem um meio de agressividade..ou se voce mesmo preferir..para amansar uma egua chucra e necessario contato diariamente..de comeco coloca so o cabresto e leva ela pra dar uma volta (SEM MONTALA)apenas puxando mesmo..vai passando a mao por cima dela aos poucos sem movimentos bruscos…apos acostumada a isso chega a hora de colocarmos o freio…de comeco introduza o freio na boca dela….caso nao saiba fazer isto basta apertar a bochecha do cavalo assim ele abrira a boca pra voce introduzir o freio…..depois que colocar o freio nela…deixe ela morder avontade pois tera que se acostumar!!!!agora vamos ao celamento do cavalo….antes de por a cela nela coloque apenas uma manta um pouco maior que a cela bem aonde a cela ficara e deixe ela se acostumar apos isto coloque a manta novamente e coloque a cela encima da manta sem prender para ela se acostumar!!!(MANTA SERVE PARA NAO DAR ATRITO ENTRE A CELA E O ANIMAL>>>POIS SE VOCE COLOCAR APENAS A CELA QUANDO TIRAR VAI PERCEBER QUE ELA SE MAcHUCOU)…terminada estas etapas…TA NA HORA DE AMANSAR ESSSA DANADA CHUCRA AI>>FECHe A CELA….fique pulando muitas vezes do lado dela..ate que ela nao se assuste mais…fique pulando apoiado na cela
depois vai colocando o pe no estribo e colocando um pouco de peso nao o peso total….apos todas estas etapas pule encima dela apenas se debrucando..cabeca para um lado e pernas para o outro…quando voce notar que ela nao se importa mais com voce debrucando encima dela chegou a hora!!!!!!!!!!!!!soca o pe no estribo pula de uma vez e da um grito IHAAAAAAAAAAA….garanto que vai tar mansa e so andar!!!

Olha… domar é muito fácil… é o seguinte…

Coloque ela dentro de um redondel, sem sela… sem nada… olhe bem nos olhos dela… e faça ela correr em torno do redondel… fique atento aos sinais…
1- Lamber a mastigar
2- Abaixar a cabeça quase encostando no chão
Assim que ver esses sinais… pare de olhar para ela… vire-se pro outro lado… você vai perceber que ela vai diminuir o passo e até parar… quando ela fizer isso… dê um passo em direção há ela… e outro para frente… bem de vagar vá chegando um passo para perto dela… e uns 3 para o outro lado… a intenção é ela te seguir… após fazer isso… você conquistou a confiança dela!

Próximo passo… faça um afago lentamente no focinho dela… e bem de vagar coloque a manta e a sela… não muito apetada… e faça ela voltar a correr em torno do redondel até ela demonstrar os sinais que eu disse acima! Após ela fazer isso… coloque cuidadosamente o freio nela… as rédias tem que ser longas… de uns 10 metros… faça ela correr de novo em volta do redondel… só que… antes dela completar uma volta faça ela virar para esquerda… e direita… assim… ela se acostuma com a sela e o freio… Faça um afago novamente nela!

Próximo passo… deixe ela parada no centro do redondel… e comece a passar a mão em torno do corpo dela… passe na barriga… nas patas… na cabeça… no pescoço… para tirar a sencibilidade… depois disso levante pata por pata… e faça outro afago nela… agora ela está pronta para ser montada… e cuidadosamente coloque seu peso em um dos estribos… se ela reagir bem… faça o mesmo com o outro lado… se ela reagir mal… volte a fazer ela correr em torno do redondel… depois desse movimento na sela… monte cuidadosamente nela… e comece a galopar em torno do redondel… depois de umas voltas ela terá total confiança em você… e você terá uma egua mansa e domada! =)

Olha… esse método leva em torno de 30 á 40 minutos… se você quiser pode fazer isso quanto dias quiser… mais geralmente no primeiro já basta! =)

Meus cavalos são iniciados assim! =)

Hm… já a procriação é bem fácil… espere ela entrar no período fértil… que acontece uma vez por ano… é o período onde ela fica inquieta… então… coloque um garanhão perto dela… e eles fazem o trabalho! Depois que ela já estiver com uns 7 meses de prenhez não monte mais nela até ela ter a cria… se não pode causar uma série de complicações!

É isso… mansa… monta e cruza… =)

Tente contactar um Joquei Clube ou uma Sociedade Hípica. Em uma destas entidades você poderá receber as orientações necessárias para a criação da sua Égua. Poderá, inclusive deixar a mesma lá, para ser cuidada por profissionais habilitados e capacitados para tal fim.

Paula!

Cuidar de um cavalo realmente é complicado para alguém que não tem noção do assunto.
o Mais indicado é que você visite criatórios e fale com os responsáveis pelos cavalos para pedir dicas, ou então à alguém que já tenha cavalos e possa te ajudar!
não tem como dizer aqui pelo Yahoo respostas tudo o que você precisa saber sobre eles, já que você tem uma égua, procure se informar o mais rápido possível sobre o assunto.

Espero Ajudar
Beijos

Em primeiro lugar vc prescisa de um bom domador, e também vai prescisar andar bastante nela(dar trabalho) pois só assim vai amansar éla, o trato você da um pouco ou seja meio baldinho de milho quebrado ou ração água no galpão a vontade e potreiro longo para a égua correr e se divertir.
Para tirar cria você tenque procurar alguem que tem cavalo bagual, peça para essa pessoa se você pode cruzar sua égua com o bagual dele concerteza ele lhe cobrara alguma coisa dai você cruza e espera nascer.
ESPERO TER AJUDADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *