Categorias
Gatos

tenho uma duvida sobre meus gatinhos?

tenho dois filhotes de gato mas tenho uma duvida,eu posso dar puro leite para eles ou tem que misturar com um pouco de agua para ñ ficar muito forte e me de mais algumas dicas de como cuidar bem dos gatinhos

9 respostas em “tenho uma duvida sobre meus gatinhos?”

Como eu moro numa região que tem muito peixe e tem uns gatos vadior nos arredores da minha casa, eu busco restos de peixe (sardinhas pequenas e outros peixes que não tem venda) no mercado pra alimentar os bichinhos.

Êles adoram!

Bom, pro meu eu dava leite puro mesmo, e nunca deu nada nele, depois comecei a dar ração e agora com ele adulto as vezes dou peixe cozido ou frango, mas so de vez em quando. Não é bom dar carne temperada pois o tempero talvez possa fazer mal pra ele. É imortante tambem dar mita agua e ração de qualidade , pois eu tive um outro gato que morreu de pedra no rim, devido a ração ser muito salgada. Hoje meu gato é idoso e as vezes dou akela ração da Royal Canin – Urinary ja pra prevenir algum problema urinario. Eu compro de vez em quando e misturo com a outra ração diaria normal, pois minha amiga comprou essa royal canin urinary e deu so ela pro gato dela comer e agora ele nao quer comer da outa. so quer essa, problema que essa é muito cara. Aki na minha cidade o pacote de meio quilo custa 22 reais e depois tem pacote de 2 quils que custa 75 reais. Nao existe pacote de 1 quilo.

Não deve dar leite de vaca de jeito nenhum… nem pueo nem diluido. Os gatos tem intolerancia á lactose e pode provocar diarreia. Depois de desmamados não precisam mais de leite, embora todo gato goste muito.
Se vc fizer muita questão, compre pet milk (que é proprio para filhotes) e dê por mais alguns dias. No mais, ração para filhotes (sempre de boa qualidade), água fresca e limpa trocada 2 x ao dia, eventuais pedacinhos de carne/frango ou peixe cozidos sem sal e sem temperos como agradinhos para seus gatinhos.

É bom dar uma ração de filhotes.

Tem da Royal Canin, a Babycat é mto boa. Ou pode escolher uma outra, mas, de filhotes. Eu recomendei a Royal pq protege o trato urinário dos gatos.

Deixe sempre uma tigela fresquinha de água pra eles, assim eles acostumam a beber água desde cedo. Faz mto bem pros filhotes.

Leite pros filhotes geralmente dá dor de barriga. Evite!
Qdo eles forem maiores, até pode dar e ver se faz mal… mas, mesmo pra gato adulto, geralmente faz mal. Meu gato é adulto e adora leite, por isso de vez em qdo dou, mas, dou umas duas colheres de sopa num pires, só para ele matar a vontade!

Bj.

Não dê leite para os gatinhos! Sabia que os gatos são alérgicos à lactose? Eles vão ter dor de barriga e podem desidratar, o que é perigoso em gatinhos pequenos. Compre ração seca para filhotes e ofereça. Se eles ainda não conseguirem comer, amoleça com àgua morna.

Alimentação:
Ração Seca

Os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água, têm menos tártaro nos dentes, é mais barata e deixa menos cheiro na boca e nas fezes. Os pratos permanecem limpos e a ração não estraga com facilidade e as fezes ficam firmes.

Leite

Muitos gatos têm intolerância à lactose e podem apresentar diarréia.

Ração para cães

Não é apropriado para gatos, já que possui ingredientes balanceados para cães e não para gatos. Cada espécie necessita de uma quantidade específica de nutrientes, para boa manutenção de seu organismo. Um gato alimentado com ração para cães por um longo período de tempo, poderá ficar seriamente doente.

Restos de comida

Podem até agradar seu gato, mas não contém os ingredientes necessários para uma boa nutrição.

Ossos

Não há problemas em dá-los ao seu gato, desde que sejam grandes e não soltem lascas, como os de boi. NUNCA dê ossos de galinha ou de porco, seus fragmentos podem grudar na boca, garganta ou estômago e perfurar o intestino do seu gato.

Carne

A carne não faz mal, mas não possui todos os ingredientes necessários para o seu gato.

Fígado

Diariamente e em grandes quantidades pode intoxicar seu gato por vitamina A e causar diarréia.

Suplementos vitamínicos e minerais

Se seu gato tem uma alimentação balançeado, como ração, não necessita de suplementos.

Peixe Cru

Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destróis a Tiamina Vit B1. O calor do cozimento, destrói a Tiaminase presente na carne do peixe.

Banhos:
normalmente não há necessidade de dar banho no seu gato. Os gatos são muito eficazes em se tratando da sua higiene pessoal, e para a maioria dos gatos, esse é o único método de limpeza que necessitam.
A língua dos gatos é semelhante a uma lixa, atuando como uma escova na limpeza do pelo.
Um gato sujo é sinal de que está doente, já que deixam de se limpar.

Algumas vezes se faz necessário dar banho, como em casos de:

– algum produto venenoso no seu pelo.

– não consegue se limpar sozinho, por algum motivo.

– gatos que participam de exposições.

– estar muito sujo, por algum motivo.

Método para dar banho no seu gato:

* Primeiro apronte tudo: água morna; bacia ou pia que irá usar; toalha de banho ou tapete de borracha no fundo da pia ou bacia, para que o gato possa se segurar nela com as unhas e se sentir mais seguro; sabonete próprio para gatos (sabonetes humanos ressecam demais a pele do gato); tolha bem felpuda para secá-lo e dependendo do gato, você poderá depois da toalha usar secador de cabelos, mas a maioria dos gatos não gosta do barulho e ficam muito nervosos.

Encha a bacia ou pia com água antes de colocar o gato dentro, para que ele não se assuste com o barulho da água.

Ter as unhas do gato aparadas antes do banho, melhora as suas chances de não ser arranhado.

Escovação do pêlo

A escovação do pelo do seu gato é muito importante, evita a formação de bolas de pêlo no estomago deles.
Comece a escovar o pêlo dele quando ele ainda for filhote, para que ele acostume.
Se o gato for de pêlo curto, não necessitam de tanto cuidado, mas também devem ser penteados e escovados, e depois umedeça um pedaço de tecido e passe pelo seu pêlo.
Os gatos de pêlo longo devem ser escovados de preferência 2 vezes ao dia, por cerca de 5 minutos. Use pente de metal com dentes largos e escova de cerdas duras, assim ele ficará fofo quando você terminar. Certifique-se que desembaraçou bem os pelos do seu gato, ou ele ficará com um emaranhado impossível de desfazer, só sendo cortado. Pentei o gato por inteiro, não se esquecendo do abdomen e áreas em baixo das pernas.
Existem pentes e escovas especiais para o seu gato, em lojas de animais.

Olhos e orelhas

A cera de ouvido pode ser removida com cotonetes, com cuidado. Isso deve ser feito 1 vez por mês.

No canto dos olhos, próximo ao nariz, ocorre uma formação dura, que pode ser retirada com cuidado com soro fisiológico levemente morno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *