Categorias
Cavalos

tenho um cavalo PSI com problema no casco alguem me ajuda?

tenho um cavalo PSI e ele tem problemas no casco.é muito sensível quebra com facilidade e ele chega a mancar por causa disso, já chamei mais de 5 veterinários e nenhum resolveu este problema..não adianta ferradura pois o casco dele é muito quebradiço.. alguém tem alguma idéia?

3 respostas em “tenho um cavalo PSI com problema no casco alguem me ajuda?”

Casco frágil pode aparecer tanto em cavalo de raça como em cavalo comum e é mais freqüente nos que são criados em cocheiras. Não é uma doença, mas pode ser porta de entrada para males como a broca ou micoses.

O casco frágil não tem cura, é um problema com o qual se tem que conviver e controlar. Uma das maneiras é redobrar a atenção na hora de fazer a toalete da égua. Isso é serviço para um profissional. O animal que apresenta esse problema tem que receber o tratamento de manicure, chamado de casqueamento, com mais freqüência. “Uma distância normal entre um casqueamento e outro é de até 60 dias para um cavalo normal. Um cavalo que tem casco fraco o intervalo cai para no máximo 30 dias”.

Se não for dada a devida atenção ao problema, a parte lascada pode apodrecer e abrir rachadura e virar ferimento. Para conter o avanço da rachadura, o casco é queimado com ferro quente a parte atingida. “Existem alguns produtos comerciais a base de biotina e enxofre que podem ser misturados na ração, numa quantidade média de 30 gramas por dia. O suplemento vai fortalecer o casco e diminuir a incidência de rachaduras”, diz o professor.

Para evitar que o casco fique muito seco e volte a quebrar, você pode passar uma graxa própria para casco do cavalo. É parecida com aquela que a gente costuma usar pra dar brilho em sapato e pode ser encontrada em lojas de produtos veterinários

O casco frágil não tem cura, é um problema com o qual se tem que conviver e controlar.
Isso é serviço para um profissional. O animal que apresenta esse problema tem que receber o tratamento de manicure, chamado de casqueamento, com mais freqüência. “Uma distância normal entre um casqueamento e outro é de até 60 dias para um cavalo normal. Um cavalo que tem casco fraco o intervalo cai para no máximo 30 dias”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *