Categorias
Répteis

Tenho que aprender a cuidar da minha tartaruga?

Ganhei um jabuti de 2 anos e estou com muitas duvidas..
preciso saber como fazer o canteiro pra ele ficar e se existe uma alimentaçao adequada pra essa idade, ele nao esta comendo as frutas e tals sera que é normal??

5 respostas em “Tenho que aprender a cuidar da minha tartaruga?”

Oi
Bom dia , eu tenho uma de oreha vermelha , aquatica , mas tbm anda na terra etc , ela fica em um terrario com rampa etc , é as vezes eu dou banana e carne de frango boi etc crua sem tempero !
Ela adora frutas , o jabuti , é bom deixalo solto , em um quintal grande com terra jardin flores etc , se vc não possui , va a uma loja especializada que eles te explicaram melhor
Abraçosss Boa Sorte 😀

Se ele estiver no quintal, mantenha-a o espaço dele com terra mesmo ou grama. Coloque um potinho baixo para ele beber água e também faça um abrigo (uma casinha) para ele se proteger do sol ou chuva. A alimentação deve ser a base de vegetais (frutas, verduras e legumes) sempre variados e pelo menos 3 vezes por semana dê a ele um pouquinho de carne moída.
Se ele estiver dentro de casa, você pode forrar o local onde ele está com grama sintética especial para répteis ou improvisar com um tapete de borracha ou mesmo um pedaço de EVA. O importante é não deixá-lo num ambiente escorregadio. Se estiver dentro de casa também terá que instalar uma lâmpada UV especial para répteis e deixá-la acesa por pelo menos 5 horas por dia.

Olá.
Veja como cuidar de seu jabuti:

ONDE MANTER SEU JABUTI:

Os jabutis passam longas horas tomando banho de sol, mas em seu viveiro há necessidade de locais com sombras, para eles controlarem a temperatura corporal.
Quando jovens os jabutis podem ser mantidos em pequenos terrários ou caixas de madeira, desde que o seu comprimento seja superior a 10 vezes o tamanho do casco do jabuti, já a largura e a altura devem ter cerca de cinco a sete vezes o tamanho do animal.
O substrato (forração) pode ser grama natural, terra batida, carpete para réptil (não utilizar grama artificial), casca de árvore triturada (forração vegetal para manutenção de répteis) ou mesmo jornal (ideal para filhotes).
Há necessidade de espaço para seu jabuti andar, eles vivem em terreno firme onde suas patas se erguem retirando seu plastrão, que é o casco de baixo, totalmente do chão, portanto, se o seu jabuti vive arrastando o casco e tem as patas deitadas será por falta de terreno onde se apoiar com firmeza (talvez sua casa seja de tacos ou piso azulejado o que irá deformar seu animal, talvez para sempre). Procure fornecer piso adequado para que seu animal não fique defeituoso ou se arraste pelo chão.
Os répteis diurnos necessitam de radiação solar – se o jabuti não tiver acesso à luz solar, é importante colocá-lo pelo menos 15 minutos ao dia para tomar o sol da manhã ou do fim de tarde – ou artificial que apresente radiação ultra-violeta B (UVB), presente em lâmpadas específicas para répteis. A lâmpada deve ser mantida a 30 cm, no máximo, do animal, para que as células basais da pele possam sintetizar o precursor da vitamina D3.
É necessário também uma fonte de aquecimento de fácil acessibilidade. Os mais indicados e práticos são as rochas ou placas aquecidas específicas para manutenção de répteis.
Deve-se ter muito cuidado com lagos e piscinas, porque podem cair e se afogar.
Outra coisa importante é para quem tem apenas fêmeas ou casais, as fêmeas precisam de terra propícia para a desova, pois se estas não acharem onde enterrar seus ovos ficarão acumulando ovos no corpo e podem morrer. Um recipiente raso com água sempre limpa é imprescindível. Mantenha o local onde os jabutis ficam limpos. Para isso, lave diariamente os recipientes de água e comida e retire as fezes pelo menos três vezes por semana.

ALIMENTAÇÃO:

Os Jabutis são animais onívoros, ou seja, se alimentam de substâncias animais e vegetais.
Costumam comer carne, frutas doces, verduras e legumes.
Possuem hábitos diurnos e gregários (vivem em bandos) e passam o tempo em busca de alimento, especialmente os de cores vermelhas e amarelas.
Ofereça uma refeição ao dia, com frutas, legumes, queijo branco e verduras, especialmente as verde-escuras. Uma vez por semana, carne moída misturada com suplemento de cálcio deve entrar no cardápio. Se preferir, compre rações específicas.

COMO SABER SE MEU JABUTI É MACHO OU FÊMEA?

Uma das principais características destes répteis é o plastrão (parte de baixo).
Nos machos ele é côncavo(virado pra dentro,com uma cavidade) e nas fêmeas é convexo(bojudo).
Isso facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea. Para isto, é importante que o macho seja maior do que a fêmea.

Não existem restrições legais para manter um jabuti, para a criação extensiva, entretanto é necessária a autorização do ibama.

Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *