Categorias
Cavalos

tenho duvidas sobre o cio de uma égua?

gostaria de saber meus caros amigos,se uma égua depois de ter sido coberta por uma semana direto,ou seja grandes chances de estar prenha,entraria no cio? é que depois eu fui levar no garanhão só pra confirmar e ela deixou garanhão dar duas nela então aminha duvida é, ela estava prenha ou não tava?

9 respostas em “tenho duvidas sobre o cio de uma égua?”

A única certeza da égua estar prenha é após 14 dias da cobertura, utilizando um ultrassom onde você verá uma vesícula embrionária confirmando a existência da prenhez. O diagnóstico de gestação também pode ser feito através da palpação retal, mas atenção!!!!!!, ambos os exames (ultrassom ou palpação retal), devem ser realizados por um médico veterinário, pois pessoas que não possuem o conhecimento em relação ao assunto podem romper o reto (parte final do intestino grosso) do animal levando-o à morte.
Outra coisa, com o ultrassom o veterinário pode lhe dizer sobre a conformação e anatomia do útero e ovários. Pois, se uma égua apresenta cio permanente esta pode apresentar cistos ovarianos e será complicado emprenhá-la.
Espero ter ajudado.

Amigo, a única certeza da égua estar prenha é após 14 dias da cobertura, utilizando um ultrassom onde você verá uma vesícula embrionária confirmando a existência da prenhez. O diagnóstico de gestação também pode ser feito através da palpação retal, preste atenção, ambos os exames (ultrassom ou palpação retal), devem ser realizados por um médico veterinário, pois pessoas que não possuem o conhecimento em relação ao assunto podem romper o reto (parte final do intestino grosso) do animal levando-o à morte.
ESPERO TE AJUDADO
Votem aee

Para se saber se uma égua está gestante é necessário e efetuação de um diagnóstico de prenhês, a ser realizado por um profissional habilitado e capacitado para tal fim, que é o médico-veterinário, que poderá lançar mão de diversos métodos, tais como: ultrassonografia, palpação retal, exames laboratoriais, etc.
À oportunidade, o profissional poderá ainda ficar à par de alguma alteração patológica que, por ventura possa existir no aparelho reprodutor da mesma.

é completamente deixar o garanhão cobrir a égua todos os dias!!
O espermatozóide fica viável no trato reprodutivo da égua por 48h, portanto pode cobrir dia-sim-dia-não.

Outra coisa, a égua só ovula 24 a 48h antes do final do cio, ou seja, mesmo nos primeiros dias do cio, o garanhão pode cobrir e ela nao vai emprenhar.

Faça o seguinte no Após detectar o 1 dia do cio, nao coloca o garanhao na égua… aguarda uns 2 a 3 dias e aí as coberturas devem ser dia-sim-dia-não.
Depois de 15 dias da última cobertura vc pode chamar um veterinário para fazer ultra-som e ele te dá o diagnóstico, ou ve aguarda uns 17 dias e leva a égua até o garanhão para ver se ela retornou ao cio.

Entendeu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *