Categorias
Répteis

Tenho duas tartarugas?

Uma tem a parte superior do casco bastante concavo e a outra quase reto. Da pra saber qual é macho e qual é fêmea?
São tartarugas d’agua, cabeça vermelha, embora elas fiquem mais na terra do que na água (há uma lage sob a sala em que elas se escondem). Elas só entram na água para comer.
Não consigo ver a parte inferior dos cascos, pois desde que elas chegaram, não consigo me aproximar pois elas submergem no tanque. só as vejo quando dou ração pelo vitrô da sala.

7 respostas em “Tenho duas tartarugas?”

Machos ficam com cerca de 25 cm e as fêmeas 30 cm de comprimento. Nas fêmeas, o plastrão (parte inferior da carapaça) é meio convexo, dando espaço aos ovos; cauda é mais fina e a cloaca é mais perto da base. Já nos machos, o plastrão é reto ou côncavo para melhor ajustar-se à fêmea durante a copulação. As unhas dianteiras são maiores do que as traseiras e a cauda são gordas.Ou consulte um veterinário.

Ajuda aki 😀
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnJmTdpYJAkHXxQ1xoo_drrI6gt.;_ylv=3?qid=20110128062013AAQ9LaR

Se vc se refere a tartarugas de água não, agora se esta falando de jabutis, aqueles que ficam em terra o casco reto é fêmea e o concavo é do machinho, assim ele pode se moldar a fêmea no momento do acasalamento.

Oi Dede, não é na parte superior do casco q vc deve ver mas sim no plastrão (a “barriga”) a tartaruga que tiver o plastrão retinho é a fêmea e a que tiver côncavo eh o macho.
As tartarugas são lindas!!!

Olá Dede

Bem para se saber exatamente o sexo das tuas tartarugas precisamos de mais algumas informações, aí vão algumas dicas:
– Normalmente o sexo das tartarugas d’ água é melhor definido quando elas atingem 4 a 5 anos,
– O macho já é ativo sexualmente antes da fêmea, tenho aqui um macho de 4 anos que cruzou com uma fêmea de 20 e ele já é pai,
– Eu creio que a melhor maneira de identificar é através do rabo, os machos tem o rabo mais grosso e largo, enquanto as fêmeas tem o rabo fino,
– Também o macho é menor atinge 25cm, a fêmea pode alcançar quase 30 cm,
– A parte de baixo, plastrão, côncava é dos machos e se for mais reta é das fêmeas,
– Outro fator importante é o seguinte, duas fêmeas ou dois macho geralmente não convivem pacificamente, eu aqui tive problemas inclusive tive que fazer divisão no meu laguinho pois estavam acontecendo sérias brigas.
Espero ter colaborado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *