Categorias
Répteis

Tartaruga hibernando!?

Gente, estou um pouco preocupada com a minha tartaruga… tenho ela há quase um ano, moro na região sul do país (aqui faz mais frio que em outras regiões). A um mês, quando as temperaturas começaram a cair um pouco, eu ja coloquei o aquecedor no aquário mas mesmo assim ela hibernou!
Hoje faz uma semana que ela esta “dormindo”, estou apreensiva porque é a primeira vez que acontece isso e eu não sei nada sobre o que devo fazer durante a hibernação.
Algumas pessoas falam que o correto é deixar ela dentro d’agua com o aquecedor ligado o tempo todo, outras dizem que é melhor não mexer e deixá-la onde ela escolheu ficar.
Tenho um carinho especial por ela, não queria que algo de ruim acontecesse.

Que conduta eu devo ter durante esse período??
Mesmo assim ela precisa do “banho de sol” diario??
A hibernação dura 3 meses mesmo??
Devo manter a água aquecida mesmo ela estando fora d’agua??

Por favor, me ajudem =(

4 respostas em “Tartaruga hibernando!?”

As tartarugas cessam completamente a alimentação e a movimentação. Elas tendem a se entocar entre as pedras ou até mesmo se esconder entre as folhas mortas ou a própria vegetação. É importante que você saiba que estas mudanças de comportamento são normais e que não indicam que elas estejam doentes. Durante a hibernação (que dura de 3 a 4 meses) os processos do corpo são mais vagarosos, a digestão cessa, a circulação é reduzida e as defesas imunológicas diminuem, é por estes motivos que não se deve deixar uma tartaruga doente ou machucada hibernar. É um estado em que todos os sistemas e órgãos do corpo, como a respiração, o batimento do coração e o movimento em geral, ficam a funcionar nos seus limites mínimos. Deste modo, os animais conseguem ultrapassar o período frio de Inverno, gastando o mínimo de energias e mantendo-se vivos so recorrendo a uma camada de gordura que acumularam durante o verão.
Deve-se criar as condições ideais para a hibernação desligando o aquecimento e a iluminação do aquário (não desligue o filtro e a ventilações pois deste modo pode deteriorar as condições de vida da tartaruga).
Durante o período de hibernação o sossego dos animais deve ser respeitado, para que eles não acordem antes da hora. Nunca movimentá-los neste período e evitar inclusive muito barulho no ambiente em que estiverem descansando, são cuidados importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *