Categorias
Répteis

tartaruga hibernação?

o meu cágado fica numa bacia grande no meu quintal. Ultimamente, como o tempo tem estado chuvoso e frio porque em portugal é inverno, tenho de tirar a água em excesso, mas hoje quando fazia issoapercebi-me que a tartaruga não aparecia. Então esvaziei toda a água e vi que ele estava imovel no fundo mas que tinha a cabeça e as pernas de fora.
estou a tentar reanima-la à cerca de uma hora mas não esta a resultar..
gostaria de saber apenas se ela esta morta ou se podera estar a hibernar, e caso esteja a hibernar o que fazer para a despertar..
obrigado!!!

8 respostas em “tartaruga hibernação?”

Tipo cara , tartaruga não inberna , ela não tem açucar no sangue suficiente para isso , sinto lhe dizer mais ela pode ter morrido do frio , ou afogada ( muito dificil) , espere um pouco , bote ela dentro de casa no quentinho para ver . Espero que ela durmiu . Abraços

Se está imóvel e “mole”, então está morta. Tartarugas não entram em um estado de repouso tão profundo durante a hibernação, é, inclusive, relativamente fácil acordá-las.
Procure descobrir o problema e contorná-lo a fim de evitar outro problema desses.

Boa noite.

A hibernação é um recurso comum aos répteis e outros animais a fim de suportar períodos onde as condições climáticas, em especial a temperatura, não são as mais favoráveis ao seu desenvolvimento. Neste caso, as tartarugas cessam completamente a alimentação e a movimentação. Elas tendem a se entocar entre as pedras ou até mesmo se esconder entre as folhas mortas ou a própria vegetação quando o ambiente em que vivem permitir. Quando o inverno é mais ameno, as tartarugas não chegam efetivamente a hibernar. De qualquer forma, elas diminuem o metabolismo vindo a se alimentar e movimentar menos.

Durante o período de hibernação, o sossego dos animais deve ser seriamente respeitado para que eles não acordem antes da hora, confundindo seu relógio biológico. Nunca movimentá-los neste período e evitar, inclusive, muito barulho no ambiente em que estiverem descansando são cuidados importantes!

Com o término do inverno e a elevação da temperatura, as tartarugas aumentam novamente seu metabolismo, passam a se movimentar mais e necessitam “recuperar o tempo perdido” em termos de alimentação. É nesta hora que não se pode descuidar com a qualidade e quantidade de alimento. No seu caso, a tartaruguinha pode estar doente, mas é melhor levá-la a um veterinário.

Abraços,

Dr. Fala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *