Categorias
Répteis

Tartaruga – Como cuidar de tartaruga aquática doméstica?

Ganhei uma tartaruga aquática pequena, gostaria de saber o que é necessário para cuidar dela. Precisa de bomba e termometro no aquário? Como é a alimentação? Ela deve ficar o tempo todo dentro da água, ou posso colaca-la no chão e quanto tempo ela pode ficar fora da água?

5 respostas em “Tartaruga – Como cuidar de tartaruga aquática doméstica?”

Quando tive uma tartaruga, ela morava num aquário que era metade água e mais em cima, um terrário, que coloquei areia e algumas pedrinhas para enfeitar, ela subia pela rampa, daí quando queria descansar ela ficava em cima, quando queria nadar, descia.
Você pode colocar ela para passear fora de casa, num quintal ou jardim, ou na calçada mesmo, mas o tempo irá depender de como ela estará, mas não deixe muito tempo.
A alimentação eu recomendo a da Alcon, que´são uns camarõezinhos. O site é http://www.labcon.com.br.
Geralmente encontra em pet shops e aviários.
Tem pessoas que dão carne moída mas, a água fica mal cheirosa e junta vermes também.
Boa Sorte!

Elas precisam de água e local seco para ficarem ao sol. Elas precisam da luz do sol para fixarem o cálcio e produzirem vitamina D.
Não é recomendável deixá-la andando pelo chão, ela poderia ser pisada por alguém que a tenha despercebido, poderão ocorrer outros acidentes fatais com ela e ainda, ela poderá ficar estressada com esse passeio e com isso, ter diminuídas suas defesas naturais contra doenças.
Por estarem adaptadas a clima frio, elas não precisam ter aquecimento, no entanto, se tiverem um aquecedor no aquário, poderão conservar melhor sua saúde, principalmente as menores, visto que o metabolismo delas abaixa bastante com o frio, muitas vezes por terem pouca reserva de alimentos, elas acabam sofrendo de anemia e avitaminoses. A temperatura ideal para elas é de 26-28C.
A comida ideal é a ração Reptolife Baby, da Alcon, mas você poderá ainda dar-lhe pedacinhos de peixe cru (2 ou 3 pedaços por refeição, bem pequenos, que possam ser abocanhados de uma só vez), a carne crua deve ser dada da mesma maneira, mas no máximo uma vez por semana, visto que tem mais dificuldade para ser digerida, folhas de vegetais também são bem aceitas e acrescentam mais nutrientes à dieta (alface, repolho, acelga).
Coloque algo para que ela possa se esconder dentro da água, isso a deixa mais confortável e menos estressada, mas cuidado com armadilhas como pedras soltas, que podem soterrá-la.

Sua tartaruga precisa de um aqua-terrario, que é um aquário com uma ilha (parte seca para sua tartaruga subir e ficar no sol), a alimentação dela deve ser com ração e vc só pode dar a ração com sua tartaruga dentro da água, pois se ela estiver no seco ela pode se engasgar! Sua tartaruguinha tem que ficar no mínimo 30 min no sol para matar fungos e receber algumas vitaminas, a bomba de água é muito bom para limpar e oxigenar o aquário, mas se vc não tiver não tem problema pois as tartarugas tigre d’agua respiram fora da água, o único problema é que o aquário vai ficar mais sujo em menos tempo! O termômetro com um aquecedor é muito importante ainda mais se sua tartaruga for bebezinha, ela tem que ficar em uma temperatura constante de 20° a 30° ou senão ela pode hibernar e não é aconselhável para pequenas tartarugas! Espero ter ajudado.
Tchau

Eu tenho uma tartaruga aquática também, vou lhe dizer os cuidados que dou á minha:

– Alimentação: Dou-lhe sticks (Reptomin) durante a semana e aos Domingos dou-lhe camarão seco que se vende em qualquer Pet Shop ou centro comercial. Dou-lhe o camarão uma vez por semana porque como é como um doce para ela. Dou 2 vezes por dia de manha e á noite.
Reptomin: http://www.aqualandia.com.br/loja/userfiles/produtos/81/TETRA%20REPTOMIN%20%20%2010G%20SACHET.jpg
Camarão: http://www.underwater-shop.com/images/Tetrafauna%20Gammarus.jpg

– Casinha: Ela está num aquario de peixes ( daqueles rectângulos, 45cm de comprimento e 25 de largura acho eu mas é +- este tamanho, à medida que ela cresce convem arranjar uma maior.). Só tem termómetro para a água porque era um aquário de peixes mas já vinha com aquilo e tem uma rocha que faz tipo ponte (rocha de plástico comprasse numa pet shop).

– Cuidados: de 2 em 2 semanas limpo o aquário, o aquário deve sempre ter uma parte seca e uma parte com água, a quantidade de água dese ser o tamanho do comprimento da tartaruga, aquelas coisas brancas em forma de tartaruga (o calcio) n serve para nada o calcio deve ser injectado mas só se ela ter falta de cálcio, elas apanham cálcio quando tomam banhos de sol.

– A questão colocade de “quanto tempo é que ela pode tar ao sol?”: Não te preocupes com isso apenas deixe a tartaruga no aquário e ela é que sabe quanto tempo é que deve ficar ao sol ou dentro de água ( foi assim que matei a minha 1 tartaruga, a actual ja vai fazer 1 ano que esta comigo ).

Eu faço assim: aparece de manha para lhe dar comida, depois vejo se ela come bem etc, depois deixo a tar a vou vendo se ela ta bem mas nao aparesso la ao pe do aquario porque estrago sempre o banho de sol, depois volto á noite para lhe dar o ultimo petisco. eu dou-lhe umas 3 ou 4 stiks ( das de adulto) é por isso que éla ta gordinha. Ah se a tua tartaruga estiver com a carapaça mole dalhe figado (de qualquer coisa: frango, peru… Mas cru porque é falta de vitamina A).

Boa sorte

Se achar a minha resposta melhor ou se percisar de alguma ajuda pode-me mandar mensagens.

ola,não precisa de bomba e termometro para o aquario
elas comem mini camaroes encontrados com o nome de Alcon Gammarus,Alcon Club Répteis Jabuti entre outras raçoes faceis de se encontrar no pet senter marginal com um preço bem acesivel
sobre ela ter que ficar ou não todo tempo no aquario por que são tartarugas aquaticas elas so podem ficar na tera o tempo para que o aquario seja limpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *