Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

sobre o funcionamento do tanque de pressão (onde é utilizado? como funciona? apresentar exemplo de edificação?

sobre o funcionamento do tanque de pressão (onde é utilizado? como funciona? apresentar exemplo de edificação?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. (H.B.) Os Tanques Hidropneumáticos são construídos em aço carbono e zincados a quente por imersão.

    Utilizam um equipamento denominado “Jet Charger”, conectado em um bocal localizado na metade da altura do tanque, para introduzir e manter o volume correto de ar no seu interior.

    CARREGADOR DE AR JET CHARGER
    Um tanque hidropneumático, logo após instalado, contém ar insuficiente para a máxima eficiência de funcionamento do sistema.

    Além disso, o tanque pode perder ar de duas maneiras. Primeiro, o ar se dissolve facilmente na água sob pressão. Segundo, o ar pode escapar pela rede hidráulica, se o nível de água cair abaixo da conexão do tanque com a rede hidráulica.

    Conseqüentemente, o tanque de pressão requer um carregamento de ar para formar e manter a camada de ar, pois de outro modo pode ficar totalmente cheio de água, causando uma alta freqüência de partidas da bomba, o que pode prejudicar o motor elétrico e fazer oscilar a pressão.

    O Jet Charger coloca e mantém a quantidade certa de ar nos tanques hidropneumáticos. É conectado no bocal existente aproximadamente na metade da altura dos tanques de pressão.

    OPERAÇÃO DO JET CHARGER
    O Jet Charger é operado pela diferença de pressão desenvolvida enquanto a bomba está funcionando, e controla o nível da água na altura do cotovelo-venturi.

    SELEÇÃO
    Os tanques hidropneumáticos podem ser instalados unitariamente ou aos pares. Esta solução é conveniente quando não houver pé direito suficiente para um tanque maior ou quando a vazão de um único tanque for insuficiente.

    PROCEDIMENTO
    Escolha a faixa de pressões de operação para atender às necessidades da instalação e selecione uma bomba com a vazão requerida à pressão média.

    Escolhida a bomba, consulte a tabela a seguir e observe qual o modelo do tanque correspondente à pressão média e vazão desejadas.

    Note que a pressão máxima da bomba deverá ser sempre maior que a pressão de desligar e que a bomba deve ser capaz de operar à pressão de ligar.

  2. Acho que voce se refere aos tanques usados para manter a agua em uma linha domestica) pressurizada, (existem tanques de pressão para pintura, de funcionamento diferente).

    O tanque de pressão é instalado entre a moto-bomba e a rede de distribuição, acumula água sob pressão, atendendo à demanda sem necessidade de acionar a bomba a todo instante, mesmo para um consumo mínimo de água.

    Uma moto-bomba ligada diretamente à rede de distribuição trabalha com excessiva intermitência de partidas, uma vez que durante o dia os momentos de consumo são muito variáveis.

    Além de conforto e economia, prolonga a vida útil da moto-bomba.

    Funcionamento:
    O conjunto moto-bomba aspira água sem pressão de um reservatório e injeta na rede geral de instalação, na pressão desejada, através do tanque de pressão.

    Ao se abrir a torneira ou chuveiro, mas não se consumindo toda a água da rede, o restante irá se acumulando no tanque e ganhando pressão. Quando a água atingir um limite superior previamente regulado, cessará automaticamente o funcionamento da moto-bomba.

    A partir daí, consumindo-se água em qualquer ponto da instalação, a reserva de água acumulada no tanque irá perdendo pressão lentamente até atingir a pressão mínima quando só então a bomba funcionará outra vez, dando inicio a novo ciclo.

    É aconselhável que o volume de água útil no tanque de pressão seja o maior possível porque esta capacidade minimizará o número de manobras “liga-desliga“ do equipamento, aumentando a vida útil dos elementos de automatização e segurança.

    É também por esta razão que, não sendo possível comprimir a água, necessita-se de um dispositivo eficaz que proporcione um adequado carregamento de ar na parte superior do tanque, permitindo a utilização de um volume maior de água sem acionar a moto-bomba.

    Este dispositivo é o injetor de ar, que se encarrega de introduzir o ar necessário no interior do tanque a cada partida da moto-bomba.

Perguntas Relacionadas