Categorias
Répteis

Será que meus ovos de jabuti Pitanga iram nascer?

Olá, também crio jabutis, tenho 5.
Um dia eu fui alimentalos, cheguei assim perto de onde a fêmea gosta de ficar, quando eu olho assim pro lado tinha um buraco com 4 ovinhos, e ela tava mexendo com a patinha, daí deixei lá, quando voutei já tinha era 5, deve ter botado, e o lugar onde ela fica é muinto molhado, era duro o chão, não tava adequado,daí fiquei pesquisando na net, e dizia que não podia ficar num lugar muinto molhado, que tinha que ficar num lugar com terra fofa que pegasse sol e sombra, e não podia virar ai eu mim lembrei que ela tava mexendo com as patinhas, enfin, eu peguei os ovos com cuidado e coloquei num lugar bem melhor, o lugar e com terra fofa pega sol e sombra não é muinto molhado ela mesma ta fazendo xixi pra não ficar muinto seco, e pareçe que ela botou outro no lugar onde eu coloquei, isso foi semana passada, ai eu fiquei com medo se eu coloquei de lado errado, e olhei na net que tinha que ficar diagonal, mas onde ela botou tava de lado, e ela tem experiência com isso, no ano passado nasceu 4 jabutizinhos no lugar que eu botei esses ovos hoje, séra que ira funcionar? Obrigado

3 respostas em “Será que meus ovos de jabuti Pitanga iram nascer?”

Para eles nasserem vc tem de subistiur toda a sua terra dura por areia macia muita areia é ela tem q ficar ne um lugar onde bata sol pois o calor q vai chocar os ovos,mas tem q ser areia suficiente pra ela cavar direitinho e tem q ser macio para os filhotes sairem e sobreviver!

O correto é deixar os ovos na mesma posição em que a fêmea coloca. Para isso você abre o buraco do ninho e marca a parte de cima dos ovos com uma canetinha, ergue-o (retirando do ninho) e colocando no novo local sem virar (mantendo todo o tempo a parte marcada para cima). No seu caso, como você faz a mudança logo depois da fêmea ter botado, pode ser que o fato de ter virados os ovos não prejudique a incubação. Tem que esperar. Daqui uns 6 ou 9 meses você vai saber se deu certo ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *