Categorias
Cães

Sarna é uma Zoonose.? (Passa p Pessoas)?

Tipo,A minha Cadela tah com Sarna. Já toh tratando ela.
Ela pode passar a Sarna para min,por exemplo.???

Brigaduuu! =)
Sem zoaçãooo,Por Favor Gente!
Desculp a Ignorancia! kkk
Se Sim. Qual os sintomas? Os primeiros sintomas em humanos.? kkk =/

7 respostas em “Sarna é uma Zoonose.? (Passa p Pessoas)?”

Alguns tipos de sarna são zoonoses, mas é bem difícil de acontecer o contágio e os principais sintomas são:

Áreas alopécicas (sem pêlos), na região da face, membros ou dorso.Eritema (vermelhidão), pústulas (“bolhas”, vesículas), hiperpigmentação, escamas, colaretes epidérmicos. prurido intenso devido a açao a perfuraçao da epiderme pelo ácaro juntamente com produtos do metabolismo do parasito e a açao de sua saliva; crostas salientes quando em grande quantidade.

Abç.

A sarna é apenas uma denominação usada para descrever diversas moléstias provocadas pelos ácaros que depositam seus ovos na pele dos animais. Dependendo do tipo, a sarna pode ser transmissível a outros animais e pessoas que moram na casa. As sarnas que geralmente atacam os cães e gatos sãos as sarcóptica, demodécica e otodecica.

1. Sarna sarcóptica: provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que deposita ovos (resultarão lavras), em galerias que “cava” na pele dos cães e gatos. Esse tipo de sarna é contagiosa e transmissível ao homem. O contágio ocorre através do contato com animais ou humanos portadores da sarna e pelo contato com materiais que estejam contaminados pelo ácaro. Sintomas: intensa coceira, perda de pêlo, presença de lesões, crostas e prurido na pele, etc. As lesões costumam aparecer na orelha, focinho, cabeça, patas, abdômem e pescoço, mas se a doença não for tratada, podem se espalhar por todas as regiões do corpo, podendo levar a sérias complicações no organismo.

2. Sarna demodécica (“sarna negra”): provocada pelo ácaro Demodex Canix, que deposita ovos nas glândulas sebáceas e folículos pilosos. Não é contagiosa para o homem, mas pode contaminar facilmente outros cães e gatos. Se não for devidamente tratada, a doença pode levar à morte, causada por infecções secundárias (ácaros invadem gânglios linfáticos, destruindo o sistema imunológico dos cães). Sintomas: coceira, lesões avermelhadas, crostas e queda de pêlo. A transmissão desse tipo de sarna geralmente é hereditária.

3. Sarna otodecica: atinge as orelhas de cães e gatos, levando-os a sentir muita coceira e otite. É altamente contagiosa aos animais. As coceiras provocam crostas na região da cabeça e pescoço. Esse tipo de sarna não é transmissível ao homem.

No homem é chamada de:
Escabiose (Sarna)
A escabiose ou sarna é uma doença parasitária, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

Manifestações clínicas

A doença tem como característica principal a coceira intensa que, geralmente, piora durante a noite. A lesão típica da sarna é um pequeno trajeto linear pouco elevado, da cor da pele ou ligeiramente avermelhado e que corresponde aos túneis sob a pele. Esta lesão dificilmente é encontrada, pois a escoriação causada pelo ato de coçar a torna irreconhecível. O que se encontra na maioria dos casos são pequenos pontos escoriados ou recobertos por crostas em consequência da coçadura. É possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas.

As lesões atingem principalmente os seguintes locais: abdomem, flancos, baixo ventre, umbigo, pregas das axilas, cotovelos, punhos, espaços entres os dedos das mãos e sulco entre as nádegas.

Nos homens, localização característica são os genitais, onde formam-se lesões endurecidas e elevadas no pênis e na bolsa escrotal, que coçam muito. Nas mulheres, é comum os mamilos serem afetados pela doença. Nos bebês, o acometimento das plantas dos pés e palmas das mãos é frequente.

A escabiose raramente atinge a pele do pescoço e da face, exceto nas crianças, em quem estas regiões podem também ser afetadas.

A sarna é um afecção dermatológica e algumas delas são zoonoses (ou seja, podem ser transmitidas dos animais de estimação como cão e gato para os seres humanos). As mais conhecidas, no mundo veterinário, são a sarna demodécica ( “sarna negra”, causada pelo ácaro Demodex canis) e a sarna sarcóptica , ou também conhecida como “escabiose” (causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei). Em menor escala, existe ainda a sarna terceróide (causada pelo platelminto Tricoloris arrudai) que ocorre apenas em uma região específica do nordeste brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *