Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

resumo sobre o que e burguesia?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.

  2. O capitalismo nasce na Europa desagregando o feudalismo no inicio do séc. XIII.

    Alterações nas relações de produção e trabalho desenvolve o comércio e a manufatura expulsando camponeses promovendo surgimento de cidades.

    Surge à burguesia agente central da organização econômica, comercial, administrativa das formas de produção do Estado. Séc. XVI Portugal e Espanha cruzam mares buscando mercados e riquezas (Era capitalista – Marx).

    Com a colonização, exploração de madeira /ouro e capitanias hereditárias, nascem os primeiros burgueses brasileiros.

    No Brasil, a produção escravista foi estruturada num capitalismo de extração colonial, com olhos para o mercado externo e grandes lucros.

    A nova escravidão (capitalista) na América marcaria o desenvolvimento histórico-social do Brasil, onde famílias rurais dominavam o poder político com lucros para a burguesia.

    Os primeiros colonizadores, além do capital, trouxeram sua cultura. Mesmo na mistura de raças a colônia manteve cultura européia. Comprovando na escravatura, uma forma de subordinação aos costumes da Europa e do capitalismo. O conservadorismo político-econômico da sociedade brasileira na mentalidade de sua burguesia baseava-se no latifúndio e trabalho escravos.

    Com a descoberta do ouro no Brasil, e o desenvolvimento de cidades, surge à camada média urbana. De economia colonial a renda da colônia com a nova burguesia do ouro, a agro-exportadora.

    Em 1808, o Brasil negocia diretamente com outros países, instalam-se fábricas e manufaturas, proibidas desde 1785. Inicia as bases para Independência política do Brasil com a crise mercantilista imposta pelo exclusivismo colonial português.

    olha a fonte ai em baixo e vera o texto completo.

  3. Os burgueses eram os habitantes dos burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes da nobreza, que era quem, até essa altura era o principal detentor da riqueza. Os mais pobres ficavam fora das muralhas e eram denominados de “extraburgos”.
    No entanto, os burgueses sonhavam em enriquecer-se e tomar o poder. Desprezados pelos nobres, estes burgueses eram herdeiros da classe medieval dos vilões e, por falta de alternativas, dedicaram-se ao comércio que, alguns séculos mais tarde, serviria de base para o surgimento do capitalismo.
    Com a aparição da doutrina marxista, a partir do século XIX, a burguesia passou a ser identificada como a classe dominante do modo de produção capitalista e, como tal, lhe foram atribuídos os méritos do progresso tecnológico, mas foi também responsabilizada pelos males da sociedade contemporânea. Os marxistas cunharam também o conceito de “pequena burguesia”, que foi como chamaram o setor das camadas médias da sociedade atual, regido por valores e aspirações da burguesia.
    As igrejas do Período Medieval, além de dar o conhecimento religioso aos cristãos, tomaram conta do ensinamento nas escolas, que ficavam no fundo dos mosteiros, mas a burguesia proibiu a igreja de continuar a dar aulas, quem tomara conta do ensino eram os burgueses que, além do conhecimento religioso, ensinavam o que era preciso para ser um burguês, ou seja, ensinavam o comércio e o conhecimento dos números.
    Ascensão da Burguesia

    Na alta Idade Média, quando as cidades começaram a se formar e crescer, artesãos e comerciantes começaram a emergir como uma força econômica. Eles formaram as guildas, que eram associações e companhias que tinham o objetivo de promover o comércio e seus próprios interesses. Essas pessoas eram os burgueses originais. Na baixa Idade Média, aliaram-se com a nobreza através de casamentos, para enfraquecer o sistema feudal, transformando-se gradualmente na classe governante de nação-estados industrializadas.
    No século XVII e XVIII, essa classe de forma geral apoiou a revolução americana e a revolução francesa fazendo cair as leis e os privilégios da ordem feudal absolutista, limpando o caminho para a rápida expansão do comércio. Os conceitos tais como liberdades pessoais, direitos religiosos e civis, e livre comércio todos derivam-se das filosofias burguesas. Com a expansão do comércio e da economia de mercado, o poder e a influência da burguesia cresceu. Em todos os países industrializados, a aristocracia perdeu gradualmente o poder ou foi expurgada por revoltas burguesas, passando a burguesia para o topo da hieraquia social. Com os avanços da indústria, surgiu uma classe mais baixa inteiramente nova, o proletariado ou classe trabalhadora.

Perguntas Relacionadas