Categorias
Répteis

Registro de Jabutis! como fazer?

bom galera vi que tem varias questoes do tipo, que nao é possivel registrar e mimimi mas olhem meu caso.

Tenho 4 jabutis em casa, herança de meus avos, o mais velho tá com uns 70 anos, o Juscelino! heheh minha vó comprou ele de um mendigo, que ia fazer uma sopa, antes de minha mae nascer [1954] e ele já era adulto, outros dois machos com aproximadamente 45/50 anos, e uma femea com 16 anos, filha de algum dos tres, vai saber de qual heheh a mae dela morreu faz uns 10 anos, minha vo achou ela morta de costas =/ ……. enfim, em nenhuma situação mesmo é possivel o registro? poxa se vier alguem do ibama pegar esse bichos, vou ser preso, nao vou deixar eles levarem, desde sempre eles sao da familia o que eu faço??? continuo criando só na “moita”?? e se alguem descobrir e denunciar???

valeu galera!

2 respostas em “Registro de Jabutis! como fazer?”

É isso mesmo que você está falando, o IBAMA não permite o registro de animais que não sejam provenientes de criadouros autorizados.

Acho que você não tem que se preocupar por seus animais não terem registro e continue criando, mas procure deixá-los em um local onde não seja muito aparente, evite divulgar que tem os jabutis.

Quanto ao registro, acho que o IBAMA deveria rever seus conceitos, e em casos como o seu, o meu e de várias outras pessoas, autorizar a criação. Deveria criar uma lei que permita criá-lo desde que o animal esteja sendo bem cuidado e tenha um local adequado para viver.

No meu ponto de vista, uma lei dessas estaria contribuindo para a preservação da espécie. Já o IBAMA acha que proibindo está contribuindo para preservação, mas ao contrário esses animais são muito vulneráveis na natureza e são retirados com facilidade.

Autorizando a criação em local adequado vai aumentar as pessoas interessadas em criar jabuti, e com isso, um aumento populacional desses animais, haja vista que reproduzem com facilidade se manejados por pessoa experiente no assunto.

O IBAMA tinha que parar com esse negócio de proibir e pronto. Deveria avaliar cada caso principalmente como o seu, tenho certeza que a espécie geochelone sairia ganhando.

O negócio é continuar na “moita”.

Boa sorte

Não importa nenhum desses detalhes que você mencionou: NÃO DÁ PARA REGISTRAR ANIMAL SILVESTRE adquirido ilegalmente.
Caso o IBAMA faça uma fiscalização na sua casa (isso irá acontecer se algum vizinho teu te denunciar) os animais serão apreendidos e você responderá por crime ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *