Categorias
Roedores

Ratinhos brancos criados em gaiola, podem transmitir alguma doença?

10 respostas em “Ratinhos brancos criados em gaiola, podem transmitir alguma doença?”

Se forem bem cuidados (higiene), não transmitem doenças não. Já tive hamster e o rato branco. eles são limpissimos. O único problema é o cheiro da urina deles que as pessoas ficam temerosas pensando que podem pegar lepitospirose, outro bom motivo para limpar bem a gaiola. e utilizar algum material que absorva o xixi dos ratinhos pra facilitar a limpeza.

Os ratos brancos de laboratório são da mesma espécie dos ratos comuns de esgoto e, assim como todas as outras cobaias (camundongos, porquinhos-da-índia, etc) e os hamsters, entre outros roedores, são passíveis sim, de transmitir zoonoses (doenças transmitidas ao seres humanos por intermédio de um animal). No entanto, é necessário ter-se em mente q essas doenças não “nascem” com o animal. Elas são transmitidas a eles, e aí sim, eles passam a ser agentes contaminadores.

É como se vc me perguntasse: “Pessoas podem me transmitir doenças?”… Minha resposta seria: SIM, mais do q qquer outra espécie no mundo, as pessoas são a maior fonte de doenças transmitidas para outras pessoas… De quem vc pega Gripe, Aids, Herpes, Gonorréia, Conjutivite e etc? De pessoas, certo? Mas para que vc contraia essas doenças de alguém, esse alguém precisa antes ter sido contaminado…

Respondendo tua pergunta: Se os animais forem bem tratados e estiverem isolados de outros animais como ratos do mato e do esgoto, não tranmitirão doença alguma, uma vez q não a terão em seu organismo.

Para um animal transmitir uma doença ele precisa estar infectado. Se o seu rato for criado em gaiola, sem contato com insetos, lixo, etc, em boas condições de higiene, é muito difícil que ele fique doente, e conseqüentemente, transmita doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *