Categorias
Cavalos

quero uma resposta sinples sobre a definição do manejo nutricionalde um equino?

5 respostas em “quero uma resposta sinples sobre a definição do manejo nutricionalde um equino?”

Cavalo é essencialmente herbivoro(come pasto)! O concentrado(ração) é fornecido quando o pasto é insuficiente ou quando os animais estão em trabalho e necessitam de mais energia!O estomago do equino é muuuito pequeno, então fornecer ração em pequenas quantidades em torno de 1,5 kg por vez não ultrapassar 2kg pq em contato com o suco gastrico e agua ingerida aumenta muito o volume ocasionando colica! Pode racionar de 2 à 3 xs ao dia(manha-1/2 dia -e a tardinha).Manter rotina de horarios e quantidade! Nunca racionar logo após o serviço, nem tão pouco trabalhar logo após ter recebido ração, tbém ocasiona colica! Agua limpa sempre a vontade e sal mineral a vontade tbém! Desverminar de 3-3meses!´Tem muito mais coisas…mas por enquanto acho que é o essencial!

Desde os primórdios, o cavalo sempre foi uma espécie animal com hábitos alimentares voltados essencialmente para o lado das gramíneas, em decorrência do seu trato digestivo ser propicio e adaptado para digerir as fibras vegetais.
Mas, o homem no decorrer dos tempos aprendeu a complementar esta alimentação concentrados, a base de proteínas, vitaminas e sais minerais, e também algum outro tipo de volumoso de boa digestibilidade e de boa palatabilidade, o que tem dado respaldo para que o cavalo assuma uma intensa precocidade, e conseqüentemente, dando uma melhor respostas no tipo atividade desenvolvida pelo mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *