Categorias
Répteis

quero exemplos de cobras com sulco.?

é pra escola

3 respostas em “quero exemplos de cobras com sulco.?”

Nayanne,

Estes sulcos são dos dentes inoculadores de veneno? Se for, tais cobras são classificadas como proteróglifas e opistóglifas. A coral verdadeira e a falsa coral são alguns exemplos mais conhecidos.

soleno = canal, glyphé = sulco) – Possuem presas anteriores ocas dotadas de um canal central por onde passa o veneno, semelhante a agulhas de injeção. Estando em um maxilar bem móvel, permitindo ao dente anterior deslocar-se para frente quando a serpente abre a boca. Este dente é retraído quando a serpente volta à sua posição normal.
As serpentes deste grupo são aquelas cujo veneno, evolutivamente, tornou-se mais potente daí o desenvolvimento de seu mecanismo de inoculação.
As serpentes solenóglifas dão um bote certeiro na presa, inoculam o veneno e esperam que esta morra; mesmo se a “vítima” conseguir se locomover, a serpente a localiza com auxílio de suas “fossetas loreais”. Ao localizar a presa, começa a engoli-la, geralmente pela cabeça.
Possuem esse tipo de dentição, no Brasil, as serpentes do gênero Bothrops (Jararacas, Urutus, Cotiaras e outras), do gênero Crotalus (Cascavéis, Maracabóias, Boiciningas) e do gênero Lachesis (Surucucus, Surucucus-Pico-de-Jaca).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *