Categorias
Cavalos

Quero construir um celeiro. O q eu faço?

Gostaria de construir um celeiro e um estábulo para 10 cavalos. Por onde começar

4 respostas em “Quero construir um celeiro. O q eu faço?”

Olá,
Quer construir um celeiro para 10 cavalos….
Faça em madeira, 20 metros por 20 de largura por ex. mas se quiser rectangular, têm de ser “(obrigatoriamente)” 20metros por 10, talvez.
Para que ser obrigatoria mente 20 metros?
-Dois metros para cada cavalo, estar mais áh vontade.
A altura poderá ser de 2 metros de altura, depois deiche aberto, nas pontas do celeiro meta uma tábua grossa ( das boas ) em pé ( tem de ser no canto ). Depois volte a construir um tecto normal de madeira.
Altura da tábua grossa?
-1metro.
Depois faz o tecto.

Conclusão:
– Não entra quase chuva nenhuma, mas oxigena o celeiro.

Altura do celeiro:
4 metros.

Espero ter ajudado…

Luuh

O celeiro eu não sei, para o estábulo primeiro vc tem que decidir qual material usará e que tipo de baia fará.

Se será de concreto com telhas de barro, ou se será de madeira, o de concreto com telhas de barro é mais fresquinho, Também tem que prestar atenção no posicionamento longitudinal em relação ao sol, pois as baias não podem ficar de frente para o nascer e o poente do sol, o sol tem que levantar em uma das pontas e se por na outra, se o sol pegar direto nas portas ou na parede dos fundos das baias quando estiver se pondo ficará extremamente quente dentro do estábulo.

Que tipo de baia vc quer? A que é completamente fechada, até o teto, só com a porta para acesso, a que tem janelas de comunicação entre as baias, as que tem um muro de 1,5-1,7m(+/-)? Tem que decidir isso.

Qual o tamanho de baia que você quer? precisa saber qual o tamanho de cada baia para saber a área total do estábulo. Cuidado pra não fazer baias pequenas, lembre-se que os cavlos VIVERÃO LÁ! Eles precisam de espaço pra se mexer e para deitar e levantar no caso de ficarem doentes.

Para o Puro-Sangue-de-Corridas, por ser um animal mais nervoso, dá-se em geral boxes de 4 X 4 m, para garanhões de raças menores pode-se usar 3,5 X 3,5 m e para os potros 3 X 3 m, enquanto para as éguas chega-se a reduzir a área individual a 3 X 2 m.

Quanto mais alto o pé direito do estábulo, mais fresco será, seria bom colocar uma entrada de ventilação no telhado, não estou falando pra deixar furos nas telhas, esses respiros têem nome, mas eu não lembro agora.

Depois que decidir tudo isso, vc terá que decidir como fará o encanamento de água fresca e potável, pois em cada baia será necessária uma saída de água potável para o bebedouro do animal. Cada baia terá que possuir um bebedouro e um comedouro, além de saída de esgoto no bebedouro.

Cuidado com infiltações, a cama dos cavalos tem que estar sempre seca.

Se eu lembrar de algo mais adiciono a informação, mas acho que é isso.

Acho que essa página possui bastante informação que te ajudará: http://www.cptcursospresenciais.com.br/equinos/?pagina=artigos&artigo=39

celeiro tem que ter lugar para colocar a cabeçada(freios)e as selas as cocheiras tem q ter 2,5m por 2,5m e uma porta de 1m com coxo de agua e raçao chao de terra dura so que vai ter que colocar serragem mas o melhor e parede de 2m de altura e uma argola em uma das paredes para poder amarrar o animal dentro da cocheira mas vai em uma cocheira para voce ter uma ideia de como é mais ou menos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *