Categorias
Aviação

Queria saber tudo(tudinho),todo o percurso para ser piloto de caça?

Queria saber tudo(tudinho),todo o percurso para ser piloto de caça,tipo,se tiver que entrar na AFA,fazer que curso,quantas horas,ou se depois de … cursos de vôo tem que fazer o curso de piloto de caça,queria saber se é tudo na AFA,enfim,todo o percurso
Tenho 11 anos e queria ser piloto de caça F-16 Falcon
queria ir preparando tudo,sabendo de tudo,e se puder,me ajuda sobre oque tenho que estudar.
muito obrigado daniel!

6 respostas em “Queria saber tudo(tudinho),todo o percurso para ser piloto de caça?”

vc tem que pensar que não vai ser facil vc ten 11 anos e ainda não sabe quase nada so quando vc estiver no 1colegial é que vc realmente vai começar a estudar a materia fisica, mas se quer estudar deis de ja a materia e a fisica para ser piloto de caças

e o caça mais avançado e rapido do mundo se chama f-22 raptor

Opa, amigo, vamo lá.

Primeiramente, pesquise todas as academias militares do país, mas eu recomendo o ITA, mesmo. Entre em um dos melhores colégios de SP, estude muito (muito, muito, muito) e entre nesta faculdade, que por sinal possue o vestibular mais dificil do país(dá uma olhada no site deles).
Entrando lá, você poderá optar por militar ou civil. Optando por militar você passa anos estudando os caças, aprende a pilotar, a começar pelos Tucanos da FAB. Só depois de muitos anos, se tudo der certo, você poderá pilotar um caça bem potente.

O primeiro passo é entrar na AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga-SP. Os períodos de inscrição, com informações de requisitos no edital, vai normalmente de maio a agosto de cada ano. Depois de ingressar na AFA, serão 4 anos de estudos, onde você voará no segunto (T-25) e quarto (T-27) anos. De acordo com sua pontuação na academia, você será escolhido para uma das aviações (transporte, helicóptero ou caça). Sendo escolhido para Caça, você irá para Natal-RN, onde fará o Curso de Formação de Piloto de Caça no 2º/5º GAV – Esquadrão Joker, voando A-29. Terminado o curso, você vai iniciar sua vida operacional num dos “Terceiros”: 1º/3º GAV – Esquadrão Escorpião, em Boa Vista-RR; 2º/3º GAV – Esquadrão Grifo, em Porto Velho-RO; e 3º/3º GAV – Esquadrão Flecha, em Campo Grande-MS. Em qualquer um destes esquadrões, você voará o A-29. Depois de um tempo nestes esquadrões, você pode seguir para algum dos esquadrões de primeira linha, para voar F-2000C, F-5M, A-1M ou o futuro F-X, que está para ser escolhido entre os Boeing F/A-18EF Super Hornet, Dassult Rafale F3 ou Saab JAS-39 Gripen NG.
Quanto a ser piloto de F-16, você teria que ter nascido em outro pais (os mais próximos que operam estes aviões são Chile, Venezuela e EUA), pois o Brasil não possui estas aeronaves em sua ordem de batalha, e muito provavelmente não as comprará.
Sobre o que estudar, entre aqui: http://www.escoladeespecialistas.com/afa/resultados/2011/2011.htm
Lá tem as informações sobre os concursos anteriores, e o que precisa estudar, e até o enxoval que precisa levar. 😀

1) A primeira coisa a se fazer é se inscrever no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). Lá você irá cursar o CPCAr ( curso preparatório de cadetes do ar) que nada mais do que um Ensino Médio normal (3 anos), focado na preparação para os cursos da Academia da Força Aérea.

As incrições deste ano já se encerraram, mas é um concurso anual para candidatos de no máximo 17 anos com 8º série completa. Então estude bastante matemática, português e se inscreva ano que vem.

2) Completar os 3 anos de CPCAr, e passar na inspeção de saúde e no Teste de Aptidão Pilotagem Militar (Tapmil). Se tiver tudo Ok, você ingressa automaticamente na Academia da Força Aérea, para o Curso de Formação de Oficial Aviador.

3) AFA. O curso da AFA é dividido em 4 anos. Primeiramente o mais importante é sobreviver ao estágio de adaptação e aguentar a pressão do primeiro ano. Estudar muito, praticar algum esporte a sério, cumprir suas tarefas adequadamente e não cometer muitos erros é muito imporatante nessa fase. Uma boa dica é ingressar no Clube de Vôo a Vela (curso extra-curricular de planadores), mas é muito concorrido pois assim como você todos outros cadetes querem ter contato com aviação e adquirir experiência em vôo.

4) 2º EIA. Os cadetes começam a aprender voar no segundo ano, em T-25. É MUITO IMPORTANTE que você estude tudo de todas as matérias relacionadas as ciências Aeronáuticas. Os referenciais de pista, procedimentos, ler (se possível decorar) o manual do T-25, etc…. E mandar bem nas provas e avaliações dessas matérias. Mostre aos seus intrutores que você SABE TUDO QUE TEM QUE SABER.

Paralelamente é de igual importância que você se empenhe nos vôos, e tente dar o melhor de si. Tente cumprir as missões com aproveitamento superando suas dificuldades. Alguns conseguem, alguns não… mas digamos que a tolerância a seus erros é proporcional ao empenho que você demonstra, por isso é importante dedicação integral. As maiores dificuldades aqui é solar no tempo exigido (14 horas) e vôo em formatura.

Se você sobreviver ao 2º Esquadrão de Instrução Aérea. É só terminar o segundo e o terceiro ano com aproveitamento. Como você não voa nesse tempo é legal você entrar no Clube de Vôo a Vela da AFA, ou voar por conta prórpia em Aeroclubes Civis, pra não perder experiência.

5) 1º EIA. O curso do T-27 é realizado durante todo o 4º e último ano de AFA. Não tem muito cadete cortado nesse curso, apesar de abranger desde o curso básico do Tucano à acrobacias, vôos de formatura e navegações.

Mas se você quer ser piloto de caça a pressão vai ser enorme. Cada missão (vôo) que você realiza é avaliada com notas pelo seu instrutor, e existe uma espécie de ranking em relação ao desempenho de cada aluno na aviação. No final do curso, quando você está pra se formar… os 20/25 melhores do ranking vão obrigatoriamente para caça. Se você entrar no site da Assossiação Brasileira de Pilotos de caça, mostra por ano quantos pilotos de caças são selecionados.

6) Esquadrão JOKER. Bem, a partir daqui sua vaga como piloto de caça está garantida. Você se forma na AFA, recebe o espadão de oficial. É declarado aspirante-oficial. Vai pra Base Aérea de Natal, junto com todo seu esquadrão realizar cada um sua especilização operacional. Você no esquadrão Joker (caça) outros no Gavião (Helicóptero) e todos os outros no Rumba (Transporte).

Aqui você faz o curso do A-29 SuperTucano e realiza todo o curso básico de piloto de caça. Após cerca de 1 ano, você é selecionado para 1 dos 3 primeiros esquadrões de SuperTucano da FAB: Campo Grande, Porto Velho ou Boa Vista.

7) Segunda-Linha da AViação de caça. Você vai para o esquadrão selecionado, além de servir com um oficial do esquadrão (atuando em alguma parte administrativa de alguma seção), você realizará as mais diversas missões operacionais de caça e continuará fazendo vários cursos de aperfeiçoamento (líder de esuqadrilha, controlador aéreo antecipado, etc..), além de treinamento nos simuladores.

8) Primeira Linha da Aviação de caça. De 3 a 4 anos (em geral) depois de servir na segunda linha, e dependendo da disponibilidade e da sua antiguidade e cursos, você poderá se candidatar a uma vaga nos grandes esquadrões de caça brasileiros. Isso inclui o 1º Grupo de Aviação de caça (F-5), 14º Grupo de Aviação (F-5), 16º Grupo de Aviação (AMX) e 10º Grupo de aviação (AMX). Se você cumprir os requisitos e estiver dentro dos selecionados, irá para a base do esquadrão, faz o curso da aeronave.

ca da dia melho se a gente cuidar do noço planeta muito mais melho :)cada dia cuidando da naturesa reciclano plantando cada vem mais panta para noso paneta melhora cada dia sabia que a terra esta duente ? 🙁 coitada por que ?porque tem quente que joga lixo noa joga na lata de lixo ata agora vou cuidar mais da plantas e do meio abientes agora toma mais cuidado ei lugar de lixo e na lata de liço 🙂 eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *