Categorias
Cavalos

Quem poderia me explicar um pouco sobre potros?

Eu queria saber quando o potro desmama, quando ele começa a comer, quando da para colocar ferradura nele, etc.

5 respostas em “Quem poderia me explicar um pouco sobre potros?”

“[…]O desmame do potro deve ser sempre gradativo, e não brusco e violento, o que pode causar traumas físicos e psíquicos ao animal. Devemos iniciar entre 5-6 meses de idade e separar o potro da mãe por períodos cada vez mais longos até que, ao final de 15-20 dias, possa ocorrer uma separação definitiva. […]”

“[…]Mesmo já entre a quarta e sexta semanas de idade, o potro não pode depender totalmente do leite de égua para a sua nutrição, pois é difícil determinar quanto de leite essa égua está realmente produzindo.[…]”

Após os 2 anos de idade e o potro já domado, ele pode passar a usar ferraduras.

A doma do potro inicia-se entre 18 e 30meses de idade, vai depender do animal.Mas pode ser iniciada quando nasce, nesse caso é mais para o potro já ir acostumando com o humano, porém só se pode montar quando a estrutura ossea está completamente desenvolvida(que é por volta dos 24 meses, varia de animal para animal, de raça para raça…).

——————————-

Espero ter ajudado.
Mais informações nas fontes.

A idade para o desmame ocorre em torno de 6 meses. O potro nas primeiras semanas ja começa a gramear, mais brincando do que comendo imitando a mae, e a ração para potros pode ser iniciada gradualmente à partir dos 3 meses. O ferrageamento ocorre quando o animal estiver em doma, mas o casqueamento deve ser feito mais cedo, para manter a saude dos cascos e corrigir possiveis aprumos.

A desmama é feita com 6-7 meses de idade.
Se você fornece ração para a sua égua em cocho onde o potro tem alcance, ele irá comer junto com ela. Por volta dos 4-5 meses você pode começar a dar ração para o potro, seguindo as recomendações do fabricante.
Ferrar ou não ferrar, depende do tipo de piso – se o cavalo for trabalhar em piso de asfalto ou com muitas pedras, é bom ferrar. Se houver necessidade, ferra durante ou após a doma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *