Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Que mundo estamos preparando para nossos filhos, ou que filhos estamos preparando para o nosso mundo?

Que mundo estamos preparando para nossos filhos, ou que filhos estamos preparando para o nosso mundo?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Nunca houve, na história da humanidade, tanta preocupação com o meio ambiente, com o ecológico. O temor do ser humano com as devastações, com as poluições, com as degradações e com o pouco caso que sempre se fez com a natureza, só agora despertado, cresce a cada dia.

    Nunca se falou tanto de poluição, preservação, desmatamento, reciclagem, aquecimento global, chuvas ácidas, camada de ozônio, efeito estufa, elevação da temperatura, degelo das calotas polares, aumento das águas dos oceanos, economia de recursos naturais e muitas outras terminologias que sequer existiam há trinta anos.

    Toda essa apreensão e esse cuidado têm um motivo especial. Nós, seres humanos, nos preocupamos muito com o mundo que estaremos legando aos nossos filhos e netos. Pelo andar da carruagem, tememos que seja impossível habitar este planeta daqui a alguma décadas. Como será daqui a cem anos, então? Haverá ainda disponibilidade de água, de alimento e de moradia, para tanta gente?

    As cidades comportarão tantos carros? O esgotamento sanitário será equacionado? O degelo das calotas polares será estancado? Haverá uma rolha capaz de tampar o buraco da camada de ozônio?

    Não pretendo deixar aqui uma resposta. Quem sou eu para ter a condição de fazer tal previsão? Contudo, e sem querer ser ufanista e muito menos apocalíptico, devo dizer que a situação que se vislumbra é, no mínimo assustadora, merecendo, de todos nós, muito cuidado.

    Porém, como sempre acreditei e continuo acreditando no gênero humano, espero que ele vá superando todos esses problemas gerados, exclusivamente, por ele mesmo. Pois o homem é o único ser vivo capaz de, interferindo no meio, destruir ou construir, preservar ou degradar.

    Pois, se somente ele, o bicho racional, tem essa capacidade, ou seja, é o único a dispor da condição de fazer ou deixar de fazer, de edificar ou demulir, de devastar ou manter, creio que toda essa preocupação, embora muito procedente, deveria ser dirigida, também, a ele, aos homens que ficarão aqui depois de nós.

    A dúvida não deveria se restringir:

    “a que mundo vou deixar para o meu filho”,

    Mas, também, e, sobretudo:

    “a que filho vou deixar para esse meu mundo”.

    espero que tenha te ajudado.bjs

Perguntas Relacionadas