Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Qual o processo de separação utilizado para diminuir o ponto de fluidez dos óleos lubrificantes?

Qual o soluente atualmente neste processo?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade. A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas. A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura Densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante. Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que não condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos. Os principais tipos de aditivos são: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.

    Ponto de gota ou ponto de gotejamento é uma propriedade qualitativa que apresenta a temperatura na qual uma graxa lubrificante, ou qualquer substância de alta viscosidade, passa do estado sólido ou plástico (altamente viscoso) ao líqüido, sob condições determinadas de pressão e movimento, por exemplo. Em outras palavras é uma medida da resistência de calor de uma graxa. Na prática, nunca é adequado nem seguro usar uma graxa em um ambiente ou atividade cuja temperatura normal de trabalho seja próxima do seu ponto de gota. A temperatura adequada para o uso da graxa é sempre inferior ao ponto de gota. O ponto de gota é usado em combinação com outras propriedades baseadas em teste visando determinar a adequação das graxas para aplicações específicas. O ponto de gota é aplicável às graxas que contêm espessantes de sabões. As graxas com outros espessantes, tais como muitas graxas sintéticas, não exibirão uma mudança de estado. Por outro lado, separam o óleo lubrificante que contém e a propriedade do ponto de gota não se aplica. O teste do ponto de gota é definido nos padrões ASTM D-566 e D-2265. O instrumento do teste consiste em um copo da graxa com um furo pequeno no fundo, tubo de teste, dois termômetros, um recipiente, agitador do dispositivo e um aquecedor elétrico. As superfícies interiores do copo da graxa são revestidas com a graxa a ser testada. Um termômetro é introduzido no copo e prendido no lugar de modo que o termômetro não toque na graxa. Este conjunto é colocado dentro de um tubo de teste. O tubo de teste é abaixado no recipiente que é enchido com o óleo. Um outro termômetro é introduzido no óleo. Para executar um teste, o óleo é aquecido, e, ao ser agitado, em uma taxa de 8 a 12°F (aproximadamente 7 a 11°C) por minuto até a temperatura de aproximadamente 30°F (aproximadamente 27°C) abaixo do ponto de gota previsto. O calor é reduzido até que a temperatura do tubo de teste esteja 4°F (aproximadamente 3,5 °C) ou menos do que a temperatura do óleo. O ponto de gota está a uma temperatura apontada no termômetro do tubo de teste quando uma gota da graxa cai através do furo no copo da graxa. Se a gota passar uma linha, a temperatura de gota está a uma temperatura em que a linha é ultrapassada.

    A conceituação do ponto de gota é aplicável em substãncias e produtos formulados nos quais não pode ser definido o ponto de fusão, e nos quais a questão de aumento da fluidez (ou diminuição significativa da viscosidade) torna-se importante, como pomadas, resinas sintéticas e naturais, gordura comestíveis, parafinas, polímeros gordurosos, betume. Tais produtos tornam-se menos viscosos com o aumento da temperatura e gradualmente se tornam líquidos em uma extensa mas indeterminada faixa de temperatura. Um dos métodos avaliados para caracterização térmica dessas substâncias técnicas é a determinação do ponto de gota ou amolecimento. A determinação do ponto de gota ou amolecimento se dá, exatamente pelo mesmo método apresentado para as graxas.

  2. Chamado popularmente no ramo de pacote ( package), é um conjunto de aditivos componentes que são incorporados aos óleos básicos. Este pacote, seria formado principalmente dos seguintes aditivos componentes: dispersante, detergente, antidesgastante, anticorrosivo,antioxidante e modificador de viscosidade ( em se tratando somente de um óleo multiviscoso), além ,se for necessário ,da presença de abaixador do ponto de fluidez e antiespumante. Para uma melhor compreensão sobre os principais aditivos componentes aplicados em um óleo lubrificante e automotivo, acrescentamos os seguintes comentários: 1. Aditivo Tipo dispersante Coloca em suspensão a fuligem, partículas de carbono ( motores a diesel), inibe e dispersa a borra ( motores a gasolina), como também reduz a formação de depósitos de verniz. Composições típicas: polisobutenil succinamidas; ésteres ou poliesteres. 2. Aditivo Tipo Detergente inibidor Neutraliza os gases que se dirigem ao cárter, evita o agarramento dos anéis, como também reduz a formação de laca, carbono e depósitos de verniz.

    abs

Perguntas Relacionadas