Categorias
Répteis

Qual espécie de tartarugas é usada na Amazônia para abate?

Quero começar a criar tartarugas pra abate, e sei que tem uma determinada raça que se pode criar para abater, na Amazônia, e o governo de certa forma até incentiva.
Quero saber também qual o melhor jeito para se abater as tartarugas, porque sei que não é por decapitação, porque o organismo da tartaruga é diferente, e ela não morre de imediato quando se tira a cabeça. (Não sei se alguém aqui já procurou no YouTube por um vídeo em que eles matam tartaruga, no filme Cannibal Holocaust, porque por lá dá pra perceber que eles arrancam a cabeça e ela continua se debatendo por um bom tempo, até quebrarem o casco)

E eu posso trazer as tartarugas pro Sudeste (SP) e criá-las aqui, certo?
Grato!

3 respostas em “Qual espécie de tartarugas é usada na Amazônia para abate?”

Acredito q seja o tracajá e a tartaruga-da-amazônia, isso vc pode ler a respeito aqui http://sosfauna.braslink.com/leis_ib142n92.htm

Agora, vc deve se informar junto ao ibama os requisitos pra iniciar criação deste tipo, pq este é um tipo de atividade q é regulamentada, pra abrir um criadouro há uma série de exigências. Veja o trecho abaixo, ITEM 7, retirado da página do ibama ( http://www.ibama.gov.br/fauna/animais.php )

“7) Como iniciar criação de animais silvestres ou exóticos para comercialização de animais vivos, abatidos, partes ou subprodutos?

A criação comercial de animais silvestres segue as determinações da Portaria n° 118/97 ( http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_118_97.pdf ), e sua comercialização obedece à Portaria n° 117/97 ( http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_117_97.pdf ). No caso da criação de animais exóticos, deve-se seguir a Portaria n° 102/98 ( http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_102_98.pdf ). Ambas as criações também devem respeitar o estabelecido pela Instrução Normativa n° 02/01 ( http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/in_002_01.pdf ), que trata da identificação individual dos animais.
A criação e comercialização de jacarés do pantanal, de lepidópteros (borboletas e mariposas) e de tartarugas da amazônia e tracajás seguem normas específicas. Tais normas estão disponíveis em http://www.ibama.gov.br/fauna/ legislação .
Para conhecer outras categorias de criadouros, acesse http://www.ibama.gov.br/fauna/animais silvestres/criadores .”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *