Categorias
Aviação

QUAL É O AVIÃO MAIS VELOZ DO MUNDO E QUAL A SUA VELOCIDADE?

ACREDITO QUE SEJA UM CAÇA LOGICAMENTE E PORFAVOR ME DIGAM EM KMS QUANTO ELE ALCANÇA EM VELOCIDADE.

3 respostas em “QUAL É O AVIÃO MAIS VELOZ DO MUNDO E QUAL A SUA VELOCIDADE?”

Se for para considerar só a velocidade, mesmo, o ouro vai para o X-15A2, um avião experimental que a Nasa, agência espacial americana, apresentou há 37 anos. Ele chegou a mais de 7 mil km/h, mas com um porém: não decolou sozinho. Suas asas eram pequenas para não resistir muito ao ar e por isso ele só conseguia sair do chão de carona em outro avião, sendo solto como se fosse uma bomba. Já entre os aviões de verdade, o mais veloz foi o Sr-71 Blackbird. Ele tinha metade da velocidade do X-15, mas era capaz de sair do chão sozinho. Como o Blackbird era de uso militar, fica a dúvida (e a surpresa) em relação ao mais rápido avião de passageiros da história. Quem se lembrou do Concorde errou, pois ele perde para um clone russo (veja no infográfico). Mas, de fato, quando se fala em aeronave rápida, quem ficou na memória foi mesmo o Concorde. Produzido por uma aliança entre os governos francês e britânico daí o nome, concórdia, em francês , ele voou pela primeira vez em 1969. Numa velocidade de mais de 2 120 km/h contra 912 km/h de um Boeing , ele ia de Nova York a Paris em 3 horas e 45 minutos. Mas, com tanta agilidade para os passageiros, por que a coisa não vingou? Porque o petróleo ficou caro demais. No início da década de 1970, o combustível quadruplicou de preço e a viabilidade comercial do Concorde foi para o espaço. É que o supersônico levava pouco mais de 100 passageiros e bebia 20 toneladas de querosene por hora, contra 11,5 de um Boeing capaz de carregar mais de 400 pagantes. Com isso, o preço de uma passagem no Concorde chegou a 20 mil reais! Alguns ricaços ainda ajudaram a sustentar certas linhas do avião, mas um acidente que matou 114 pessoas na França em 2000 aumentou ainda mais os prejuízos. O Concorde, então, parou de voar em 2003.

Esquadrilha sem fumaça
Velocidade do som é primeira marcha para essas seis máquinas campeãs em várias categorias

XB-70 VALKYRIE
Velocidade máxima: 3 310 km/h (Mach 3,1)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 18 minutos
Período em atividade: entre 1964 e 1966
O avião mais rápido na categoria bombardeiros foi desenvolvido nos Estados Unidos para que pudesse atacar a União Soviética sem ser interceptado.
Mas o Valkyrie era caro e pouco seguro. Só dois foram construídos: um caiu e o outro acabou num museu

TUPOLEV 144
Velocidade máxima: 2 550 km/h (Mach 2,4)
São Paulo-Nova York em: 3 horas
Período em atividade: entre 1968 e 1978
O avião de passageiros mais veloz é este aqui, um clone soviético do Concorde lançado um ano antes do original. Mesmo rápido, o Concordski estava mais para uma Brasília que para uma Ferrari: seu barulho e vibração beiravam o insuportável. Foi aposentado após duas quedas

MIG-25 FOXBAT B
Velocidade máxima: 3 400 km/h (Mach 3,2)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 15 minutos
Período em atividade: de 1964 até hoje
Essas turbinas tamanho Joana Prado não estão aí à toa. O Mig-25 é o caça mais rápido do mundo. Ele foi uma resposta da União Soviética ao XB-70 Valkyrie, dos Estados Unidos. Mesmo ultrapassado, ainda equipa Forças Aéreas de muitos países

X-15A2
Velocidade máxima: 7 115 km/h (Mach 6,7)
São Paulo-Nova York em: 1 hora e 4 minutos
Período em atividade: 1967
O X-15 é o campeão absoluto de velocidade, mas era quase um foguete.
A Nasa o desenvolveu para testar a estabilidade de vôo a velocidades e altitudes extremas, o que foi útil para seus programas espaciais. Em 2001, a Nasa tentou chegar a 10 000 km/h com o X-43A, sem piloto. Mas o avião caiu

SR-71 BLACKBIRD
Velocidade máxima: 3 590 km/h (Mach 3,35)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 8 minutos
Período em atividade: entre 1964 e 1998
Entre os aviões para valer, que decolam sozinhos, o Blackbird é o número 1 em velocidade. Ele fazia serviços de espionagem para os Estados Unidos. Seu recorde dificilmente será batido, pois as Forças Aéreas do mundo todo vêm dando preferência a aviões mais ágeis do que velozes

F-15 EAGLE
Velocidade Máxima: 2 690 km/h (Mach 2,5)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 48 minutos
Período em atividade: de 1972 até hoje
Os americanos queriam fazer um caça que fosse dos Estados Unidos à Europa sem reabastecer. E rápido. A resposta foi o F-15, o mais veloz caça americano. Velho de guerra, vai ser substituído pelo caça-bombardeiro F/A-22, ainda em testes, até 2010

OBS. 1: Mach é quantas vezes mais rápido que o som o avião voa. A forma como o número de Mach é apresentado para cada aeronave varia em função de sua altura típica de vôo

OBS. 2: Foi Adotada a distância de 7 653 quilômetros entre São Paulo e Nova York. Foram descartadas no cálculo desse trajeto as limitações no uso da velocidade máxima e de autonomia, além do tempo de pouso e decolagem

Saiba mais sobre aviões.

TRANSPORTE AÉREO

O maior avião cargueiro do mundo…

O Antonov AN-225 é o maior avião cargueiro do mundo. Ficou conhecido por Mriya, sonho em russo. Com seus 88,4 metros de envergadura e impulsionado por seis motores turbofan Lotarev D-18T, com mais de 51.000 libras de empuxo cada uma, o novo modelo podia transportar nada menos do que 250 toneladas de carga com um raio de ação de 4.500 km.

O maior avião de passageiros do mundo…

O maior avião de passageiros do mundo deverá ficar pronto em 2.005. Trata-se do Airbus A380, para 555 passageiros e autonomia de vôo de 15.000 quilômetros.

O avião à álcool brasileiro…

O Brasil construiu o primeiro avião do mundo movido a álcool, o EMB 202 Ipanema, desenvolvido pela Neiva, empresa subsidiária da Embraer.

O avião mais caro do mundo…

O avião mais caro do mundo é o bombardeiro estratégico B-2 Spirit, que custa US$ 2 bilhões. Foi projetado para o lançamento de bombas nucleares, mas recentemente foi configurado para o lançamento de bombas convencionais.

A aeronave mais rápida que existe…

A aeronave mais rápida que existe é um protótipo desenvolvido pela Nasa, conhecido por X-43, capaz de voar a 10 Mach (10 vezes a velocidade do som que é de 340 m/s). Dentre as aeronaves em uso, o Lockheed SR-71A Blackbird atingiu a marca de 3 Mach.

O mais rápido na aviação comercial…

Na aviação comercial, o Concorde foi o mais rápido, viajando a 2.100 km/h. De Nova York a Londres a viagem era feita em 3,5 horas enquanto que num Boeing normal leva 10 horas! O Tupolev Tu-144, construído em Dezembro/1968 atingiu 2.587 km/h. Ele foi construído como uma alternativa ao Concorde, porém a aeronave sofreu um acidente em 1973 durante uma apresentação no Paris Air Show e a sua produção não foi retomada.

O que é um supersônico…

Um supersônico significa mais rápido que a velocidade de som. A velocidade de som é de 1.200 km/h ao nível de mar. O Concorde foi o único avião de passageiros capaz de voar a uma velocidade de supersônica. Podia alcançar 2.100 km/h. Outras aeronaves comerciais não são projetadas voar em velocidades supersônicas; as ondas de choque e turbulência que ocorreriam com a aproximação da velocidade do som destruiriam a aeronave.

Acidentes envolvendo aves no Brasil…

Em 2.002 houve 341 incidentes envolvendo aves e aviões no Brasil, quase um por dia. 80% das colisões de aviões com pássaros ocorrem durante o pouso ou a decolagem. Em 22% dos casos o piloto tem de fazer um pouso de emergência ou abortar a decolagem. As partes da aeronave mais atingidas são, na ordem, motor, asa, fuselagem, nariz, pára-brisa e trem de pouso.

O bombardeio de Hiroshima…

No dia 6 de agosto de 1945, um avião bombardeiro B-29, apelidado pelo comandante Paul Tibbets de Enola Gay, decolou de uma base nas Ilhas Marianas, no Pacífico Sul, às 2h45min. Levava quatro tripulantes e uma bomba atômica. Ela pesava 4 toneladas, media 3 metros de comprimento por 70 centímetros de diâmetro e recebeu da tripulação o nome de Little Boy. Às 8h15 min, quando o Enola Gay sobrevoava Hiroshima, a bomba foi lançada a 9.000 metros de altitude e explodiu a 580 metros do solo. Estima-se que tenham morrido 140.000 pessoas. 74 % morreram no primeiro dia; 89 % morreram até quinze dias depois, principalmente em função das queimaduras. A bomba atômica lançada sobre Hiroshima tinha o poder explosivo de 17 quilotons, o equivalente a 17.000 toneladas de TNT. Hoje, a maioria das armas nucleares tem 1 megaton, o equivalente a 1 milhão de toneladas de TNT, potência 58 vezes maior que aquela que destruiu a cidade japonesa. Acredita-se que existam mais de 35.000 ogivas nucleares em poder dos EUA, Rússia, Inglaterra, França, China, Paquistão, Índia, Israel e Coréia do Norte, suficientes para destruir nosso planeta mais de 30 vezes !!!

A maior frota de aviões particulares do mundo…

Os EUA possuem a maior frota de jatos particulares do mundo, com aproximadamente 8.000 aparelhos. O Brasil vem em segundo lugar, com 950.
Quero 5 estrelas e 10 pontos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *