Categorias
Répteis

QUAL A EPOCA DE DEZOVA DAS TARTARUGAS JABUTI?

oi pessoal tenho um casal de tartarugas jabutis mais nao sei qual e O MES DE DEZOVA DELAS VCS PODEM ME AJUDAR FICAREI MUITO AGRADECIDO BRIGADO PESSOAL

Uma resposta em “QUAL A EPOCA DE DEZOVA DAS TARTARUGAS JABUTI?”

REPRODUZIR

Diferenciação macho e fêmea: só é possível a partir dos 4 anos de idade, quando a cavidade que os machos possuem embaixo do corpo (plastrão) fica aparente.
As fêmeas não a possuem.
Idade para reprodução: a partir dos seis anos.
Época de reprodução: jabutis podem acasalar o ano todo mas a desova das espécies nacionais normalmente ocorre entre agosto e novembro.
Acasalamento: mantenha macho e fêmea juntos. Na época de procriação, o macho perseguirá a fêmea, subirá em seu casco e emitirá sons característicos.
Gestação: os ovos (as espécies nacionais botam de cinco a dez) são colocados cerca de dois meses após o acasalamento.
Cuidados com os ovos: pegue os ovos, sem balançá-los ou girá-los, e coloque-os em uma caixa (por exemplo, de isopor), forrada com uma mistura de terra e areia em partes iguais.
Cubra-os com a mistura até que ela alcance uns dois centímetros acima deles. Equipe a caixa com quatro lâmpadas de 25 watts e com um termostato que as regule para 28 graus centigrados. Mantenha a caixa fechada mas diariamente verifique se a temperatura está correta. A cada dez dias, borrife água na mistura, mas não ao ponto de encharcá-la. Eclosão dos ovos: os filhotes nascem entre seis e nove meses.
Nascimento: assim que nascerem, coloque os filhotes em um recipiente, como uma bacia. Mas que possa ser equipado com pelo menos uma lâmpada de 25 watts e possa ser tampada (deve ter vários furos de cerca de um centímetro para entrada de ar).

Alimentação dos filhotes: durante o primeiro mês de vida, basta colocar uma vasilha rasa de água. Alimentos não são necessários. É que, até essa fase, os filhotes possuem uma reserva de nutrientes no abdome. Passados os primeiros 30 dias, a dieta é a mesma que a dos adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *