Categorias
Répteis

qual a diferença entre o sapo e a rã?

8 respostas em “qual a diferença entre o sapo e a rã?”

O sapo é um anfíbio da ordem Anura, família Bufonidae.

Existem cerca de 4.800 espécies de sapos. A maioria deles vive próximo a uma fonte de água, muito embora existam sapos que vivam em ambientes úmidos que não são considerados ambientes aquáticos, como a serrapilheira de florestas tropicais úmidas. A necessidade por água é mais premente para os ovos e os girinos do sapo, e algumas espécies utilizam poças temporárias e água acumulada nos ramos de plantas, como as bromélias, como sítio de criação.

A família Ranidae é constituida por uma grande diversidade de espécies que se distribuem por todo o mundo à excepção do sul de África e da maior parte da Austrália.

A rã é um anfíbio anuro da família Ranidae, que vive na proximidade de lagos ou outros lugares úmidos. Como outros anuros, possui membrana nictante e pulmões quando adulta, mas sua respiração se dá principalmente pela pele.

Alimenta-se de insectos, vermes e outros pequenos animais, sendo quase sempre carnívoros, que captura com a língua, inserida na frente da boca. Emite sons variados que servem para diferentes propósitos como atração da fêmea e delimitação da territorialidade com outros machos. Algumas poucas espécies possuem glândulas paratóides produtoras de veneno, que no entanto são uma protecção passiva, já que não possuem mecanismos de inoculação e só têm efeito quando em contato com mucosas.

Há pelo menos doze famílias de rãs. A família Ranidae engloba as rãs verdadeiras. O género Rana, desta família, é cosmopolita.

O sapo é um anfíbio da ordem Anura, família Bufonidae.

A rã é um anfíbio anuro da família Ranidae, que vive na proximidade de lagos ou outros lugares úmidos. Como outros anuros, possui membrana nictante e pulmões quando adulta, mas sua respiração se dá principalmente pela pele.

Várias pessoas confundem as pererecs q são aquelas pequeninas e sautadoras com as rãs!
As pererecas: São pequenas ótimas escaladoras e saltadoras e tem de várias cores!

As rão: tem a pele lisa,meia molhada e são do tamanho de um sapo!

Sapo: tem a pele irrugada,possue glandulas venenosas nas laterais,mas só liberam a toxina se as glandulas forem precionadas!

visita meu blog!
wellingtondouglaspet.blogspot.com

Tem várias diferenças, mas as mais fáceis de se distinguir são: a pele do sapo é enrugada, áspera, seca, a da rã é lisa, como se estivesse molhada. As patas traseiras do sapo são curtas e o sapo possui cinco dedos nas patas anteriores, a rã possui ventosas entre os dedos(por ser uma excelente nadadora) e possui quatro dedos nas patas anteriores, além de ter patas posteriores bem longas para facilitar seus saltos. Essas são as diferenças mais óbvias de se diferenciar um sapo de uma rã de forma bem simples. Espero ter ajudado… abraços…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *