Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais são as áreas de medicina?

como eh que são cada uma delas?
so algumas

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. olha me desculpe , mas são mais de 1000 especialidades diferentes na medicina , mas cada uma tem seu local de atuação , cérebro , rins , pulmão , coração, mas a diferença é que umas tem mais” sub-especialidades ” dentro das especialidades .

  2. De fato hoje em dia existem centenas de especializações e subespecializações.Mas ainda assim, existem as “grandes áreas” da medicina, que são as seguintes:

    -Pediatria:
    Focalizada no atendimento de recém-nascidos, lactentes, bebês, crianças e adolescentes. Teoricamente, deveriam atender todos até os 20 anos, embora na prática isso não seja bem assim. O pediatra e todas as suas sub-especializações (como pediatria de urgência, pediatria oncológica, etc) estuda o desenvolvimento infantil em todos os aspectos melhor que os outros médicos, como crescimento, desenvolvimento neuromotor, doenças típicas de crianças, etc. Aproximadamente 60% da prática pediátrica envolve orientação e prevenção aos pais e crianças, embora isso possa mudar de acordo com a subespecialização.

    -Ginecologia e Obstetrícia:
    Estudadas juntas, envolvem todo o processo embriológico e fetal da gestação, bem como o processo do parto, realização de cesariana, exames ginecológicos em geral.Focaliza na saúde da mulher, inclusive envolvendo orientações contraceptivas e diagnósticos de DSTs, exames ginecológicos, exame citológico endocervical, etc.

    -Cirurgia:
    Envolve a parte mais prática do que propriamente teórica, discursiva. Não há muito vínculo com pacientes, só exames, algumas conversas sobre os procedimentos a serem feitos, etc. Possui várias subespecializações, como cirurgia cardiovascular, cabeça e pescoço, etc com exceção da neurocirurgia, que é uma especialização à parte dada a complexidade própria desse órgão.

    -Clínica:
    Praticamente o oposto à cirurgia, envolve muito mais o descobrimento de diagnostico, tempo maior com paciente, orientação e acompanhamento de quadros de saúde, quase sempre é a porta de entrada de qualquer pessoa que comece a apresentar sintomas. É por excelência a principal especialização responsável pelo diagnóstico de doenças, podendo tratá-la com medicações ou encaminhar à um cirurgião para procedimentos mais invasivos.Atende somente adultos, o que diferencia-o do pediatra que lida com crianças, e o geriatra que lida com idosos.

    Existem ainda várias especializações, como neurologia, nefrologia, oncologia, geriatria, médico histologista, infectologista, patologista, neurocirurgia, endocrinologista, otorrinolaringologista, parasitologista, pneumologista….enfim, qualquer coisa relacionada a saúde, é possível se especializar e subespecializar na medicina.Tanto na área de pesquisa, quanto saúde pública, clínica, hospitalar, gerenciamento de recursos humanos, etc.

Perguntas Relacionadas