Categorias
Aviação

Quais os requisitos necessário para ser um piloto comecial?

Oi Galera, tenho vontade de ser piloto comercial mais pelo que tenho vistos tem que seguir algumas regras, exemplo de uma “SAÚDE”, pois é preciso está apto para retira a carteirinha da ANAC, alguém poderia me explicar melhor?

4 respostas em “Quais os requisitos necessário para ser um piloto comecial?”

O processo seria…

Curso teórico de PC em um aeroclube.
Exame em um hospital da aeronautica para retirar o CCF (certificado de capacidade física)
Prova da ANAC teórica
Após aprovação acima…

Aulas práticas com aproximadamente 150 horas de voo.

Faz o check de PC e pronto, terá a sua CHT.

Abraços e bons voos.

(antes de PC, deve ser feito o PP mesmo processo mas somente 40 horas de voo)

Pilotar um avião é divertido. Ser pago para isso é ainda melhor. Para algumas pessoas, esse trabalho é perfeito: um oficial que viaja, uma visão que muda constantemente e desafios que são prazerosos. Dizem que o trabalho do piloto consiste em horas de tédio pontuadas por total terror. Provavelmente isso seja um exagero, mas talvez não tão diferente da realidade.

Uma pessoa, que faz uma máquina que custa milhões de dólares sair do chão e depois a traz de volta com segurança, fascina as pessoas. Elas ficam se perguntando como deve ser ter a responsabilidade de centenas de vidas ou de pertences que valem milhões em suas mãos. Quando os passageiros dão uma olhada na cabine do piloto, elas ficam impressionadas. Elas vêem a quantidade de botões e perguntam, incrédulas: “Vocês realmente sabem para que todos eles servem?”.

Os pilotos são o foco principal e os operadores finais de uma grande equipe de profissionais treinados. Eles são as estrelas do show do transporte aéreo, porque ficam mais visíveis ao público, ao passo que a maioria dos outros membros da equipe fica “nos bastidores”, mas as estrelas raramente morrem ou deixam outros morrerem em razão de um erro no trabalho. Todos os pilotos correm esse risco. Pilotar é um negócio sério.

Neste artigo, mostraremos o que você terá que fazer para se tornar um piloto comercial, e também explicaremos como é o dia-a-dia de um piloto comercial e os muitos caminhos de sua carreira. Como veremos, este trabalho não é para qualquer pessoa, mas é uma profissão que emociona e fascina.

Para ser Piloto Comercial primeiro vc tem que ser PP,
quanto ao exame médico vc tira em um hospital aeronautico, ai vai um link de onde tirei meu brevet da uma olhada e tire suas duvidas:

PP:
http://www.aeroclubebauru.com.br/cursos/pp_aviao.php

PC:
http://www.aeroclubebauru.com.br/cursos/pc_aviao.php

Requisitos: Para PC:

Idade Mínima 18 anos
Habilitação de piloto privado
2º Grau Completo
Certificado de Capacidade Física de 1ª Classe
150 h de voo
Treinamento em Simulador de Voo

CURSO DE PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO – PCAV
O Curso de Piloto Comercial é dividido em duas fases: o curso teórico e o curso prático.

A parte teórica possui um currículo envolvendo as cinco matérias básicas da aviação:

Regulamento de Tráfego Aéreo
Metereologia
Navegação Aérea
Teoria do Voo – Aerodinâmica
Conhecimentos Técnicos – Motores

O Curso de Piloto Comercial de Aviões visa a completa profissionalização. Por isso, nesta segunda fase do aprendizado, as matérias da aviação são lecionadas com abordagem mais aprofundada, visando um conhecimento mais completo e abrangente da navegação aérea.

Interpretação de cartas de voos por instrumentos, aspectos de voo de alta velocidade e regras de voo por instrumentos (sem o apoio visual) são exemplos de aprofundamento nas matérias de navegação, procedimentos e teorias de voo.

A parte prática do Curso de Piloto Comercial requer um mínimo de 115 horas de voo (além das 35 horas do curso de piloto privado), e diversas navegações de voo entre cidades para que o piloto-aluno aprenda a operar o avião em situações reais e localidades diversas.

Feita as horas necessárias o piloto-aluno é submetido a um segundo “check”, mais rigoroso que o anterior, que é um voo de aproximadamente 01 hora no qual são averiguados os conhecimentos de navegação mais aprofundados, aprendidos pelo piloto. Aprovado no seu “voo de check”, o piloto recebe a carteira de piloto comercial e já está apto a voar profissionalmente, podendo ser contratado por empresas de aviação e receber remuneração.

Curso teórico – aproximadamente 4 meses
Curso Prático – 150 horas de voo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *