Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais os fatores naturais?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Clima, solo e relevo (entre outros)

    A influência climática é a mais importante, exercendo-se tanto em conseqüência das variações da temperatura quanto da umidade. Existem plantas tropicais, como a cana-de-açúcar, o cacau, o café, que não podem ser cultivadas em outro clima, o mesmo ocorrendo com plantas do clima temperado, como o trigo, a cevada etc., e plantas do clima frio, como a aveia. Quando as plantas são de ciclo vegetativo curto, isto é, levam menos de seis meses entre o plantio e a colheita, podem adaptar-se a vários tipos de climas. Assim, o fumo, planta típica do clima tropical, às vezes é cultivado em regiões de clima temperado, desde que a semeadura se faça na primavera e a colheita no verão, justamente no período em que as regiões de climas temperados apresentam temperaturas elevadas. O trigo, produto típico dos climas temperados, é cultivado em regiões frias, quando a variedade cultivada é de ciclo vegetativo curto, como ocorre nas planícies canadenses e russas.

    Tropicais – cana, cacau e café (não podem ser cultivadas em outro clima)

    Temperado – trigo e cevada (não podem ser cultivadas em outro clima)

    Frio – aveia (não pode ser cultivada em outro clima)

    Outras podem adaptar-se – fumo (pode adaptar-se ao clima temperado)

    Trigo (pode adaptar-se ao clima frio, desde que com o ciclo vegetativo curto)

    Geadas – beneficiam o trigo e são fatais para o café

    Café – Nordeste acima dos 700 m de altitude

    Açúcar – necessita de 01 clima quente com alternância de 01 estação chuvosa (cresce) e desenvolve-se com uma estação seca para desidratar e se tornar rica em sacarose.

    Ainda depende da umidade do ar a extensão das áreas cultivadas; nos desertos e nas regiões semi-áridas, a agricultura só pode ser feita com irrigação e com plantas que se adaptem bem aos climas secos – a tamareira, a figueira – ou que, tendo um ciclo vegetativo muito curto – o sorgo -, sejam cultivadas na curta estação chuvosa. Daí serem ainda hoje muito pequenas as áreas desérticas cultivadas, apesar dos trabalhos de recuperação feito nas regiões secas. Nas regiões frias, ficando o solo coberto por uma camada de gelo durante parte do ano, é natural que só poucas plantas que se adaptam às baixas temperaturas e que tenham ciclo vegetativo curto possam sobreviver.

    Solos – textura e composição química

    Arenosos – coqueiro, amendoim

    Argilosos (massapê) – Cana

    Terra roxa – Café

    Silicosos (decomposição do arenito) – Algodão

    O relevo também tem uma influência muito grande sobre a agricultura, de vez que nas regiões tropicais, atenuando a temperatura, faz com que certas áreas gozem de temperaturas amenas (entre 15 a 20 ºC durante todo o ano). Esta amenização da temperatura permite o desenvolvimento, em regiões equatoriais e tropicais de determinados produtos típicos dos climas temperados, como trigo, frutas, legumes europeus, batata-inglesa etc. O trigo é cultivado com sucesso no Planalto Meridional do Brasil e a batata-inglesa é largamente cultivada no Planalto da Borborema, Paraíba e em Poços de Caldas, Minas Gerais. A viticultura desenvolve-se em proporções comerciais no Rio Grande do Sul, na região alta de Caxias, Bento Gonçalves etc., o que não ocorre na Campanha Gaúcha, apesar de aí encontrarem as mais altas latitudes – a maior distância do Equador. Também ela vem sendo feita com sucesso na área irrigada do Sub-médio São Francisco.

  2. Oi Jane, é muito fácil a gente comer o peixe já frito!!!! Conhece a história do homem que pediu para ser enterrado vivo porque não tinha o que comer? Em direção ao cemitério, alguém chegou-se ao caixão e disse: – Olha, eu lhe dou um saco de arroz, não morra! – E o homem perguntou: -O arroz é com casca ou sem casca? – É com casca. – Respondeu o doador. – Então pode tocar em frente o enterro …
    Você Jane, simplesmente achou mais fácil fazer uma pergunta apenas, nem explicou o por quê…Que tal uma pesquisa interessante? Procure o Google, com o mesmo título de sua pergunta, você terá muitas respostas para ler e pesquisar….não vai fazer como o homem do arroz viu? Boa Sorte!

Perguntas Relacionadas