Categorias
Cavalos

Quais os cuidados a serem tomados com os equinos?

Gostaria de saber quais os principai cuidados que devem ser tomados com os equinos. Desde alimentação, a moradia, vacinas, produtos que fornecem ao homem, higiene, local aqui no DF propicil para criação e etc.

5 respostas em “Quais os cuidados a serem tomados com os equinos?”

Alimentação: pastagem boa, sal mineral específico para equinos, ração de acordo com as recomendações do fabricante para a idade, estágio de produção e quantidade de trabalho. Como no DF tem uma época de seca prolongada, você pode fazer pastejo rotativo e ainda ter uma capineira para suprir as necessidades de forragens na época seca.

Moradia: cavalo gosta é de ficar solto. Éguas, cavalos castrados, potros desmamados podem ficar a pasto, separados de acordo com a idade. Apenas com um lugar de cocho coberto para a ração e para o sal mineral. Vi um sitema em uma Universidade muito interessante e propício para o clima quente do DF: um local de cocho coberto, aberto, apenas com varas de eucalipto fazendo baias individuais para alimentação. As éguas, na hora da ração, entravam cada uma em sua “baía” que era fechada com uma corrente. Este sistema simples e barato, permite dar a cada animal uma alimentação separada, com a quantidade específica de ração específica cada um de acordo com seu estágio produtivo (Universidade Estadual de Maringá – Fazenda Experimental).
Garanhões precisam ficar separados, mas não precisam ficar presos o tempo todo. O correto é ter uma báia com piquete. O cavalo fica preso durante a noite e solto durante o dia.

Vacinas: a necessidade de vacinas depende da região. O correto é consultar um veterinário local para saber as vacinas que são necessárias na região.

Produtos que fornecem ao homem: além de trabalho e lazer, carne, couro e os pêlos que são usados em pincéis e etc.

Higiene: cavalos criados a pasto não são exigentes. Tem que cuidar principalmente dos ectoparasitas. Cavalos criados em baias fechadas, em que o animal permanece a maior parte do dia, tem que cuidar muito com a cama. A umidade pode causar problemas respiratórios e problemas de casco. Camas que liberam muito pó também devem ser evitadas.
Além disto, cavalos estabulados ficam estressados e podem começar com certos “vícios” como a aerofagia.

Cavalos podem ser criados em todos os lugares, são animais fortes e resistentes, mas que exigem cuidados básicos. Como já escrevi, no Centro-Oeste brasileiro, o clima quente e seco não é propício para criar animais estabulados. Aliás, no Brasil, como o inverno não é tão rigoroso, em nenhuma parte é necessário criar cavalos estabulados.

Infelizmente é muita coisa pra colocar tudo aqui, contrate alguém que entenda de cavalos e leve no local onde vc deixará o seu animal, ele te fará uma consultoria e falará tudo, mas vc vai perder no mínimo um dia inteiro pra isso! Dá pra dar uma pincelada como já fizeram, ams falta muuuuiiitttaaaaa coisa!

É mais fácil deixer numa vila hípica, lá vão saber como cuidar.

todos cuidados sao poucos num vo fica dano respostas muitos grandes mas assim cavalos muitas vezes tem que ter mais ateçao que um humano porque ele num pode falar se ta o nao com dor entao todo cuidado eh pouco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *