Categorias
Cavalos

Quais as raças existentes de cavalos?

Quais sao as raças existentes de cavalos?Quais sao as caracteristicas de cada uma ? e qual a melhor?

8 respostas em “Quais as raças existentes de cavalos?”

Atualmente, no Brasil já existem uma série de raças de Eqüinos, tais como:
– Mamga Larga Marchador – especialidade para eventos esportivos.
– Puro Sangue Inglês – especialidades para a reprodução e para eventos esportivos.
– Crioulo – especialidade para serviços e tração animal.
– Árabe – especialidade para serviços e práticas esportivas.
– Campolina – especialidade para serviços e competições esportivas.
– SRD – especialidade para serviços e tração animal.

É difícil dizer pois são muitas, mais de 100. As que mais conheço é posso de dizer sobre as características são:

Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa.
A única diferença entre eles é a pelagem, são muito inteligentes e versáteis, servem para qualquer coisas, exceto cavalgada, uma vez que são trotões.Mas para qualquer trabalho campeiro ou esporte equino eles servem.E els tem uma ótima arrancada, e correm muito rápido em um percurso de um quarto de milha de distância.

Cavalo Crioulo, mesmas funcionalidades que o Quarto de Milha, porém não tem uma arrancada tão boa, em contrapartida são muito resistentes.Se adaptam bem a qualquer clima e tem muito fôlego.

Magalarga(Marchador , Paulista e Mineiro), não são tão bons na lida mas ultimamente vem se destacando em algumas fazenda.O grande forte dessa raça é a velocidade e agilidade.Eles são bem ágeis, não são todos que uma criança pode andar.Durante a doma são bem birrentos e o ponto forte dessa raça é a marcha, sendo assim muito usada para patrões que gostam de olhar a fazenda a cavalo, para cavalgadas e outras finalidades que envolvam uma maior comodidade no andamento.

Campolina, também muito bom de marcha, são melhores na lida que o MM mas ainda assim não chega a ser um Quarto do milha.Menos fogosos que os Mangalargas por isso mais indicados para crianças.

Bretão, raro aqui no Brasil, porém é uma das melhores raças para charretes, fortes e resistentes essa raça é a mais usada no mundo para charretear.

Lusitano e Andaluz, estas são das raças usadas mais para apresentações, este cavalos que ”dançam” são desta raça.Muito inteligentes porem nem tão rápidos e resistentes para serem usados na lida.

Puro Sangue Inglês(PSI) muito usado em corridas e salto, um cavalo inteligente e rápido.

Árabe, uma das raças mais antigas, a mais resistente de todas, por isso também muito usada em lida, porém no Brasil ela não tem muitos fãs, é uma raça mais cara que as demais.

Brasileiro do Hipismo(BH), muito utilizada para saltos, uma das poucas raça que competem de igual para igual com o PSI.

Pantaneiro, mias comum na região do pantanal, esta raça é extremamente resistente.Tem muito fôlego, se adapta a qualquer clima e região.Mais utilizada na região pantaneira onde é preciso além de resistência muita força para não atolar e são exímios nadadores, vivem mais na água que no campo, praticamente.

Passo fino colombiano, está raça é melhor de sela do mundo, a mais cômodo, andam com as patas tão rapidamente e tão perto que a olho nu é impossível acompanhar.Por este mesmo motivo não servem para nenhum serviço, pois canssam muito rapidamente.Utilizada apenas para exibicições e campeonatos em que o cavaleiro anda rápidamente e segurando um copo de água cheio, sem deixar derramar.

Esses são os que conheço melhor e posso descrever as características, a melhor raça vai depender do motivo que você quer, para que finalidade.

Eu prefiro os Crioulos.

—————-

Espero que eu tenha ajudado, vou deixar um vídeo(curto) de cada raça citada para você ver como são(Exceto Crioulo, QM, PH e Appaloosa(que são para lida campeira).

Campanha “Ganhei 2 pontos por não responder nada!”
……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…‡
……..|……….2 Pontos …..|||”|””\__
……..|__________________|||_|___|)< ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@) JUNTE-SE A NÓS, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE. E VENHA GANHAR SEUS 2 PONTINHOS!!!!

Existem MUITAS raças de cavalos, mas as principais são: mangalarga (paulista e marchador), mangolina, campolina, árabe, puro sangue inglês, brasileiro de hipismo, sela francesa, holsteiner, lusitano, andaluz -essas podem ser usadas para salto

quarto de milha, paint horse e appaloosa podem ser usados para 3 tambores, baliza, team penning etc

e também tem o pantaneiro, bretão, percheon, gipsy cob, friesian, lipizzaner….. Muitas raças.

E a pura raça espanhola, lipizzaner, friesian e lusitano são os mais usados para adestramento

Nossa, não são apenas essas. Tenho um livro com 96 raças de cavalos. A maioria das raças são estrangeiras, mas lembrar algumas pra tentar te ajudar.

Akhal-Teke
Abaco Barb
Alter Real
American Saddlebred
Bretão
Brabant
Crioulo
Caspian
Colorado Rangerbred
Dales Pony
Friesian
Gypsy Cob
Irish Cob
Lac La Croix Indian Pony
Morgan
Mustang
Mangalarga … (Marchador, Mineiro, Paulista)
Norwegian Fjord
Paint Horse
Quarto de Milha
Quarter Pony
Riding Pony
Tenneesse Walking
Yakut

Perdi meu livro que tem todas essas raças, minha irmã trouxe pra mim do Canadá, ainda bem que consegui lembrar de algumas raças

Espero ter te ajudado

Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *