Categorias
Roedores

Primeira cria de uma coelha?

MInha coelha teve 5 filhotes ontem e não vi durante o dia ela dar mama a eles. Ela só quer ficar na área junto com o macho e outra coelha. Segurei ela agora noite para q eles mamassem e eles pegaram pouco no peito o que devo fazer? estou com medo dela abandonar os filhotes e eles não sobreviverem.

obs: to cuidando deles, mas n tenho experiência pois só criava cão e gato.

3 respostas em “Primeira cria de uma coelha?”

preste atençao:
1-deixe a mae com os filhotes num quarto fechado com vc junto para ver se ela amamenta eles
2-deixe os filhotes resovel issso
3-se os filhotes estiverem com fomem vao direto a mae
4-procure deixa-los o mais proximo possivel da mae
5-se isto nao de certo procure um veterinario ou alguem q tenha experiencia neste assunto isso foi so dicas espero ajudar

pega o macho e a outra coelha e deixa separado da coelha que deu filhote e os filhotes,a mae e eles vc deixa numa gaiola grande(se vc tiver),ou num lugar pequeno,para que ela nao possa evita-los,aí ela vai dar mais mamá e cuidar melhor deles!!!
beijos camila!

O ideal é que o macho só comece a reproduzir a partir dos cinco meses de idade e a fêmea a partir dos quatro. Os coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera. Eles devem acasalar quase instantaneamente. Por garantia, deixe-os juntos por dois dias e, depois, separe-os. Ela dará a cria em cerca de 30 dias. Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los. Quando estiverem com 30 dias de idade, retire o ninho. Aos 40 dias de vida, já estarão desmamados e podem ser separados da mãe. Ela também já estará pronta para uma nova gestação.

Cuidados especiais:

1) Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá.
2) Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo, e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia.
3) Caso, em alguns momentos do dia, o Coelho seja solto dentro de casa ou no jardim, fique atento para que não roa objetos ou plantas.
4) Não carregue o Coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas. Você deve segurá-lo pela pele no dorso próximo ao pescoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *