Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

preciso de uma redação sobre reciclagem.?

me ajudem com essa redação .. é para semana que vem, ou melhor, para : 14/06

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. pesquise, e busque saber sobre o lugar que vc mora . se tem coleta de lixo segura, e ate coloque o seu poonto de vista. se vc recicla ou nao. mas nao seja hipocrita ! =D

  2. Lixo Rentável
    “O Brasil joga fora por ano US$ 596.146.869,00.” Esse é o valor de 32,8 milhões de toneladas de lixo, segundo João Tinoco Pereira Neto, coordenador do Centro de Tratamento Biológico de Resíduos Orgânicos da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Ele calcula que ‘10,9 milhões de toneladas de papel, plástico, vidro e metais, além de muito tecido, borracha, couro e madeira poderiam ser recuperados’. E a reciclagem poderia fornecer “15 milhões de toneladas de adubo orgânico”, reduzindo assim o custo elevado dos fertilizantes químicos. Todavia, o professor Pereira é citado no Jornal da Tarde como dizendo: “É constrangedor saber dos vários benefícios que podem ser obtidos com a adoção de reciclagem do lixo e concluir que isso não é visto como um serviço público essencial.”

    Reciclar faz sentido
    De acordo com o jornal El Universal, de Caracas, Venezuela, reciclar latas de alumínio representa uma economia de 90% de energia em comparação com a energia gasta para fabricar novas latas. Reciclar papel também faz sentido do ponto de vista ecológico. Requer-se 50% menos energia para reciclar papel do que para produzir papel novo, a poluição da água cai 58% e a poluição do ar diminui 74%. O vidro é ainda melhor pois pode ser totalmente reciclado, vez após vez.

    Composto: solução para o excesso de lixo

    AS CRESCENTES pilhas de lixo produzidas pela humanidade encerram um dos maiores dilemas de nossa época. A tecnologia moderna, tão eficiente em produzir lixo, não parece tão eficaz na hora de livrar-se dele. As soluções óbvias, tradicionais, estão repletas de problemas. Como o lixo pode poluir o lençol freático, muitos países obrigaram depósitos de lixo a fechar. E queimar lixo libera substâncias químicas tóxicas e deixa cinzas, resíduos com seus próprios problemas de eliminação. Por isso, os incineradores de alta tecnologia não são nem um pouco bem-vistos em muitas regiões.
    Que alternativa resta então? Alguns sugerem um modo natural de livrar-se do lixo sólido — uma espécie de “fogo” biológico chamado de compostagem. Como o fogo, a compostagem reduz a matéria orgânica a diversos subprodutos, liberando calor no processo. Os subprodutos da compostagem são bastante úteis. Os gases e o calor podem ser utilizados como fonte de energia. E o subproduto sólido, o humo, é um fertilizante valioso na agricultura.
    A compostagem está em alta. Na Finlândia, por exemplo, a cidade de Korsholm e a cidade vizinha de Vaasa desenvolveram uma usina de processamento avançado de lixo, que usa a compostagem. Os projetistas da usina encontraram um modo engenhoso de resolver dois dos problemas da região de uma só vez. O cascalho, usado na construção e em estradas, é uma matéria-prima escassa. Daí a idéia de dinamitar a rocha para abrir um buraco largo, de 40 metros de profundidade. Depois de produzir grandes quantidades de cascalho, o buraco se tornou o local ideal para um enorme biodigestor para tratar o lixo do município. A rocha que o cerca ajuda o digestor a manter a temperatura, algo essencial para o processo de fermentação.
    Qual foi o resultado? Essa usina moderna resolveu o problema de boa parte do lixo da região. Reduz o volume do lixo em 75% e, o peso, em 66%. Como faz isso? Vamos fazer uma visita à usina.
    Uma usina de tratamento de lixo única
    Nossa primeira impressão ao chegar na usina é que o lugar tem pouco a ver com os depósitos de lixo convencionais. Não há ratos, nem aquele cheiro fétido. Aqui o tratamento do lixo parece uma atividade industrial produtiva como outra qualquer.
    O administrador da usina nos mostra primeiro um diagrama que explica o que ocorre na usina. Um processo de duas etapas — compostagem e putrefação — reduz a maior parte da massa e do volume do lixo. Na compostagem, o lixo se decompõe na presença do ar; na putrefação, ele fermenta num ambiente sem ar. Mas antes de esses processos começarem, os refugos são triturados.
    Da janela da cabine de controle, vemos um caminhão de lixo entrando de marcha à ré por um portão. Ele descarrega o lixo num enorme buraco afunilado, onde uma esteira o leva para dentro de uma trituradora. Os objetos maiores, como quadros de bicicleta, pneus de carro, canos de descarga e a maioria das peças de plástico, são retirados por um guindaste. Nosso cicerone explica que refrigeradores e freezers velhos são mandados para conserto e depois vendidos a países menos desenvolvidos.
    Depois de triturado pela primeira vez, o lixo vai para uma peneira grossa que deixa passar tudo o que tiver menos de cinco centímetros. Em geral passa a metade do lixo, que segue para a primeira etapa do tratamento biológico, a compostagem. Essa etapa ocorre num tanque grande, onde o lixo triturado é misturado com o lodo da estação de tratamento de esgoto da cidade.
    “Enquanto desenvolvíamos este processo, pensávamos sempre no meio ambiente”, diz nosso cicerone, “por isso, separamos até as partículas resultantes da trituração. Também bombeamos ar no tanque de compostagem onde o lixo

Perguntas Relacionadas