Categorias
Cavalos

Potro QM com garupa alta para tambor.?

pessoal, tenhu um potro puro QM com registro, e gostaria de colocar ele no tambor, so que a garupa dele é maior do que a cernelha, isso seria uma desvantagem? obrigado.

3 respostas em “Potro QM com garupa alta para tambor.?”

Na verdade não, pois isso oferece mais equilíbrio pro animal, assim ele pode se jogar mais pro lado na hora da virada em volta do tambor. Minha égua tem a garupa maior que a cernelha, e já ganhei diversas provas com ela.

Parceiro, existe um conceito de morfologia perfeita adotado por todas as raças, porem pouquíssimos animais apresentam aquelas características de base. Quando se trata de Quarto de Milha a garupa longa e inclinada permite que o animal mantenha os posteriores embaixo da massa (naturalmente agrupado). No tambor sabemos que o posterior do animal é o seu propulsor, esteja o animal em velocidade, círculos ou recuos e essa propulsão vem da parte posterior, ou seja: garupa, perna e jarrete.
Com essa informação sabemos que quanto mais desenvolvida for essa área, mais propulsão e força de arranque o animal apresentara em pista. Porem, para que seu potro utilize desta qualidade é necessário que ele faça o tambor agrupado arcando todo o corpo, o focinho vira para o lado de dentro do virador, as paletas se levantam e o jarrete de dentro fica debaixo do cavalo, criando propulsão e evitando com que ele saia da virada com as mãos //
Outra dica importante: como o animal esta iniciando no tambor procure evitar tombar-se para dentro do virador, empurrando a garupa do animal para o lado de fora. “Assim, vc vai derrubar a paleta do animal perdendo alguns segundos na viarada. Acredito que ao manter o corpo reto e não inclinado pra dentro do virador, ele mantem a paleta do animal levantada e empurra a garupa em direção ao virador com a perna de fora.

Resumindo: Garupa avantajada é qualidade no tambor !

Espero ter ajudado de alguma forma !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *