Categorias
Roedores

Possuo um Mecol a aproximadamente 1 ano e três meses. Sempre foi muito ativo e comilão, apesar de nunca ter ac?

Possuo um rato mecol a aproximadamente 1 ano e três meses. Sempre foi muito ativo e comilão, apesar de nunca ter aceitado nenhum tipo de ração.
Ele é criado em uma gaiola de arame, grande (60x60x60) com 02 partes elevadas com escadas, um bebedouro, uma vasilha para comida, um colchão e um túnel onde ele gosta ficar/dormir.
Solto ele pela minha casa pelo menos duas vezes ao dia, onde ele adora passear.
Troco as raspas de madeira e a areia de gato, que costumo forrar o piso da gaiola, a cada 15 dias.
Costumo dar banho com xampu e água morna a cada 07 dias.
A alimentação conforme já falei, não é composta por ração e sim de alimentos do nosso dia a dia : Iogurte, coalhada, pão com leite e nescau, frutas, pizza, macarrão e outras comidas diversas.
De uns tempos pra cá, ele deu uma emagrecida e apresenta momentos de letargia, falta de apetite e em alguns locais o pelo parece estar rareando/reduzindo.
O que está acontecendo? Existe algum tratamento para que ele volte a ganhar peso e retorne ao que era?

4 respostas em “Possuo um Mecol a aproximadamente 1 ano e três meses. Sempre foi muito ativo e comilão, apesar de nunca ter ac?”

Amigo, tudo que você disse é que ele mudou de comportamento. E tá certo, mudança de comportamento é indício de problema de saúde. Mas pra “voltar ao que era” precisa descobrir qual é o problema de saúde e tratar. Você vai ter que procurar um veterinário de animais exóticos pra uma consulta e exames. As falhas no pelo podem ser problema de pele, podem ser sarna… sarna aparece quando a imunidade está baixa, faz eles se coçarem muito e por isso o pelo começa a cair, nesse caso tu também deve perceber um pouco de sangue nas orelhas e no rabo, talvez no pelo também, maaass… eu não sei, eu não sou veterinária, o que eu sei é que sarna não faz ficarem prostrados nem faz mudar o apetite, mas se o animal já estava fragilizado por outro problema de saúde, a sarna pode ter se aproveitado da situação, vamos dizer, e se instalado como um segundo problema de saúde… ou então as falhas são um sintoma secundário de outra coisa, aí só o veterinário pra te dizer. Eu jamais daria pizza ou resto de comida pra um dos meus ratos, nescau também não… macarrão é bacana, mas cru. Animais (de qlqr espécie) que estão acostumados com comida de verdade (perceba que com comida de verdade eu não quero dizer comida de gente) costumam não curtir muito a ração seca. E não precisa dar mesmo a ração seca, isso não é regra… só que entre não dar ração seca e dar qualquer coisa há uma grande diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *