Categorias
Roedores

Porquinho da india toma banho?

produto a ser usado?

11 respostas em “Porquinho da india toma banho?”

Seu porquinho da india tem pelo longo ou curto? Os porquinhos da Índia de pêlo longo necessitam de
mais banhos ocasionais do que os de pêlo curto. Um
shampoo formulado especialmente para gatos ira prevenir o
ressecamento da pele. Use uma vasilha rasa de água e seque
totalmente antes de colocá-los de volta na gaiolinha.

Há quem defenda que os porquinhos-da-índia devem tomar banho de 3 em 3 meses, mas um banho de 6 em 6 meses ou anual como manutenção pode ser suficiente.

Com os porquinhos de pêlo comprido, deve-se também pentear regularmente e cortar o pêlo pela altura do chão (se não for um porquinho de exposição) para que o pêlo não se suje tão facilmente e não embarasse.

Como dar banho:
Dar banho aos porquinhos é uma óptima arma contra parasitas e fungos, mas tem de ser efectuado com muito cuidado, já que os porquinhos são propensos a doenças respiratórias e podem adoecer se não forem bem secos e apanharem uma corrente de ar. Há quem prefira inclusive não dar banho aos porquinhos, a não ser que seja mesmo necessário, mas vários sites credíveis estrangeiros e especialistas em porquinhos-da-índia aconselham o banho com alguma regularidade, inclusive com produtos próprios para a prevenção de doenças de pele e fungos.

Para dar banho a um porquinho, utilize uma banheira de bebés ou o lava-loiça da cozinha ou casa-de-banho. Mantenha a temperatura da sala constante, sem correntes de ar, nem muito frio. Encha com um pouco de água morna (não quente) até cobrir as patas do porquinho e com as mãos vá molhando todo o seu corpo. Não utilize o chuveiro nem encha com água enquanto o porquinho está lá dentro, isso origina muito stress no porquinho que vai associar o banho a uma situação má. Vá falando com ele, fazendo festinhas para que o banho seja agradável para o seu animal. Utilize um shampô próprio para roedores ou shampô para gatinhos bebés (sem insecticidas ou produtos agressivos) e massaje bem todo o corpo, não esquecendo a barriga e o focinho, mas sem molhar ou deixar entrar shampô nos olhos, boca e ouvidos. Depois enrole-o numa toalha e seque-o bem, só o coloque novamente na gaiola quando estiver bem seco. Há pessoas que utilizam o secador, eu prefiro secar os meus com uma toalha e depois mantê-los deitados e enroscados numa toalha seca (dentro de um alguidar por exemplo) enquanto secam totalmente.

Para pentear o seu porquinho de pêlo comprido, utilize uma escova macia (como as de bebés) e não escove junto à pele, pois esta é muito sensível e chega a ganhar feridas com a fricção.

Não se esqueça de proteger os testículos dos machos, quer no banho, quer no pentear, quer quando corta o pêlo!!! Coloque os seus dedos à volta dos mesmos, sem apertar, para que não os atinja com a escova, tesoura, e para que não batam em algum lado.

toma sim . se voce higienizar a gaiola (viveiro) bem , 6 em 6 meses ou 1 por ano já é o sulficiente .
bacia cheia de agua morna até o pé do porquinho , toalha , shampo jonsons e jonsons neutro (amarelo) , secador de cabelo ( se tiver , seque ele bem de lonje , pois sua pele é fragil) e escova bem macia .

espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *