Categorias
Rúgbi

Porque os brasileiros não entendem a essencia do jogo de Rugby e vivem criticando sem ao menos ver um jogo?

Eu jogo Rugby e eh um jogo como os outros. Não é uma pancadaria como o Galvão Bueno disse no Jogo BrasilxAustralia, é um jogo onde se exige respeito. Até o Louro José, no programa de hoje, falou do Rugby com um certo desprezo, como se fosse um jogo pra brutamontes. Gostaria que me dissessem o que acham do jogo e porque algumas pessoas pensam assim. Valeu!

5 respostas em “Porque os brasileiros não entendem a essencia do jogo de Rugby e vivem criticando sem ao menos ver um jogo?”

Por que para a maioria de brasileiros esse jogo é pouco conhecido,assim como o beisebol e o golfe,que são esportes mais populares nos EUA.
Eu nunca joguei Rugby mas deve ser,como você disse,um jogo que se exige respeito,assim como o futebol. 🙂

O problema é que esse jogo é desconhecido no Brasil. E as poucas imagens que conhecemos é de um bando de grandalhões trocando empurrões ou se amontoando no meio de campo em quedas monumentais. Por isso a nossa má impressão de que esse é um jogo violento. E a idéia de violência fica mais evidente através dos uniformes que os atletas usam. Mas tenmho que concordar com você que essa nossa impressão deve ser falsa.

É uma pura e simples questão de cultura. Temos tradição em outros esportes e aprendemos a apreciar estes. A mesma coisa ocorre com o Baseball, o Cricket, o Polo e otros esportes. Diante da ignorancia o preconceito é inevitável.

Porque infelizmente a cultura brasileira não permite que outros esportes invada tão facilmente o espaço ocupado pelo futebol, jogo rugby a 10 anos e acredito que isso este mudando, grande prova está na quantidade de times e adeptos que surgem a cada ano , mas te digo uma coisa não vamos desistir fácil.

O rugby é um jogo extraordinario, nao só por sua movimentação diferenciada ( passes só para tras, a movimentação em blocos distintos – forwards e backs), como pelos valores inerentes a modalidade.
No rugby, verdadeiramente podem jogar os mais variados tipos fisicos. Os primeiros 8 jogadores são os naturalmente mais fortes, ficando os mais leves com as 7 ultimas posicoes.
Galvão Bueno, ao que me parece, conhece rugby ( sempre fala dos All Blacks), e desconfio que até gosta do esporte. Mas como seria dificil explicar as caracteristicas do jogo, ele vai para o lugar comum mesmo.
O Brasil , pais imenso , com 180 milhoes de habitantes, deveria ser muito mais diversificado em relação as modalidades esportivas.
Para os interessados, a ESPN transmite todas as semanas o programa TOTAL RUGBY, sempre as quintas feiras ( entre 20 e 21e 30), mostrando o que de melhor acontece no mundo do rugby.
Sobre os uniformes de rugby, não confundir com o Futebol Americano ! Rugby NÃO TEM CAPACETE, e coisas do tipo ! O uniforme é tão “desarmado” quanto o do futebol association.

Cordialmente,

Marcelo Paiva ( jogador do Guanabara Rugby Football Clube)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *