Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porque na região do equador aparecem grandes florestas ?

Porque na região do equador aparecem grandes florestas ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Olá!
    O fato de a região equatorial conter condições favoráveis ao desenvolvimento de vegetais como por exemplo temperatura ideal, úmidade constante e solo propício. esses fatores são os principais que corroboram para formação de grandes florestas nesta região.

    Abraços espero ter sido claro e caso aja duvida reformule a pergunta que lhe responderei novamente.

  2. por enquanto,os derubadores de florestas inda não aparece por la,faz aquilo ali virar um deserto.

  3. As florestas tropicais no mundo todo são bastante diversificadas, mas várias dividem as mesmas características incluindo clima, precipitação, estrutura dossel, complexo de relações simbióticas, e uma diversidade de espécies. Cada floresta tropical não necessariamente precisa estar conformidade com estas características e a maioria dessas florestas tropicais húmidas não têm limites claros, mas podem se misturar com adjacente manguezal florestal, floresta úmida, florestas montanhosas, ou floresta tropical deciduous.

    GEOGRAFIA E CLIMA

    Florestas tropicais encontram-se nos “trópicos”, entre o Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer. Nesta região os raios solares atingem a Terra à cerca de um ângulo de 90 graus, resultando em intensa energia solar (energia solar diminui à medida que você avança pro norte ou sul). Essa intensidade é devido ao consistente comprimento do dia sobre o equador: 12 horas por dia, 365 dias por ano (regiões afastados do equador têm dias de duração variáveis). Esta consistente luz solar fornece a energia essencial necessária para alimentar a floresta através da fotossíntese.

    Mapa mostrando a distribuição das florestas tropicais
    Por causa da ampla energia solar, florestas húmidas tropicais são geralmente quentes o ano todo com temperaturas cerca de 72-93F (22-34C), embora as florestas em altas altitudes, especialmente florestas nas nuvens, podem ser significativamente mais frias. A temperatura pode oscilar durante o ano, mas em algumas florestas equatoriais a média pode variar tão pouco como 0.5F (0.3C) durante todo o ano. As temperaturas são geralmente moderadas por uma cobertura de nuvem e alta humidade.

    PRECIPITAÇÃO

    Uma característica importante das florestas tropicais é aparente em seu nome. Húmidas encontram-se na convergência zona intertropical onde intensa energia solar produz uma zona de convecção na subida do ar que perde a sua humidade através de tempestades frequentes. Florestas tropicais estão sujeitas à fortes chuvas, pelo menos 80 polegadas (2.000 mm), e em algumas áreas mais de 430 polegadas (10.920 mm) de chuva por ano. Em regiões equatoriais, chuva pode ser o ano inteiro sem aparente temporada “molhada” ou “seca”, embora muitas florestas têm chuvas sazonais. Mesmo nas florestas sazonais, o período entre chuvas normalmente não é suficientemente longo para a folhagem secar completamente. Durante épocas do ano, quando menos chuva cai, a constante cobertura de nuvem é suficiente para manter o ar úmido e evitar que as plantas sequem. Algumas florestas neotropicais raramente vão um mês durante o ano, sem, pelo menos, 6 polegadas de chuva. O clima estável, com chuva e calor uniformemente distribuídos, permitem que as árvores das florestas sempre mantenham suas folhas verdes sem que elas caiam, em qualquer época do ano.

    As florestas mais distantes do equador, como os da Tailândia, Sri Lanka, e da América Central, onde a estação chuvosa são mais acentuadas, só podem ser consideradas “quase-sempre”, dado que algumas espécies de árvores possam derramar todas as suas folhas, no início da Seca. Precipitação de chuva anual é espalhada uniformemente o suficiente para permitir o crescimento de árvores com amplas folhas, ou, pelo menos, quase-sempre.

    A umidade da chuva na floresta, constante cobertura de nuvem, e transpiração (da perda de água através das folhas), gera uma intensa umidade local. Cada árvore dossel transparece cerca de 200 galões (760 litros) de água por ano, traduzindo a cerca de 20.000 galões (76.000 L) de água na atmosfera transpira para cada acre árvore. Grandes florestas tropicais (e sua umidade) contribuiem para a formação de nuvens de chuva, e geram tanto como 75 por cento da sua própria chuva. A floresta Amazônica é responsável pela criação, bem como 50 por cento da sua própria precipitação.

    O desmatamento e as mudanças climáticas podem estar afetando o ciclo da água nas florestas húmidas tropicais. Desde meados da década de 1990, as florestas tropicais de todo o mundo têm experimentado períodos de secas severas, incluindo o sudeste da Ásia em 1997 e 2005 na Amazônia. As condições secas, combinadas com a degradação das madeiras e da conversão agrícola, tornam-se mais vulneráveis à incêndios florestais .

Perguntas Relacionadas