Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porque Machado de Assis colocou o nome da sua personagem de Capitu no livro de Dom Casmurro?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. É uma forma abreviada de “Capitolina”, que foi o nome da suposta loba que amamentou Romulo e Remo, fundadores de Roma.

    Obs.: Alguns dizem que essa tal loba não era propriamente um animal, mas um nome que se dava à epoca da fundação de Roma às “mulheres de vida fácil”. Daí, não é difícil entender a relação entre a personagem de Machado de Assis e o seu nome, pois a moral e a honestidade de Capitu são colocadas em xeque na obra.

  2. Capitolina (Capitu, como é conhecida), é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899.

    Penetrou no imaginário coletivo como tipo feminino, justificando estudos psicológicos e literários. Segundo Maria Lucia Silveira Rangel, Capitu é a personagem “mais discutida, a mais famosa, e seria repetição falar sobre a grande dúvida em que o escritor deixa o leitor sobre o adultério da esposa de Bentinho – o romance abre-se num leque com opções a favor ou contra o fato.” (LB – Revista Literária Brasileira, nº 17).

    O ciúme de Bento Santiago, o Bentinho e mais tarde Casmurro, seu esposo, a todo instante conjecturava sobre seu caráter, contribuindo para a essência enigmática da “criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas. Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo. As mãos, a despeito de alguns ofícios rudes, eram curadas com amor; não cheirava a sabões finos nem águas de toucador, mas com água do poço e sabão comum trazia-as sem mácula. Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos”. Foi pelos olhos profundos e inexplicáveis, diferentes conforme as circunstâncias, que Capitu, mulher de personalidade forte e envolvente, se consagrou, deixando na literatura brasileira uma marca inconfundível: “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” ou “olhos de ressaca”, segundo o parecer do marido ciumento, o sr. Bento Santiago, vulgo “Dom Casmurro”.

    Índice [esconder]
    1 Sinopse
    2 Julgamento
    3 Adaptações
    4 Referências

    Continua… Acesse fonte!

Perguntas Relacionadas