Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Thuany Rodrigues

Por que o céu é azul?

Olhando para o céu, muitas vezes me pergunto por que ele tem essa cor incrível e profunda de azul. Parece algo tão natural e comum, mas é realmente fascinante quando você pensa sobre isso. Será que essa cor tem algum significado especial? Será que tem algo a ver com a atmosfera, a luz do sol ou as partículas no ar? Minha curiosidade me leva a querer entender melhor o fenômeno por trás dessa coloração única do céu.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. O céu é azul devido a um fenômeno óptico chamado dispersão de Rayleigh. Esse fenômeno ocorre quando a luz do sol, que é uma mistura de várias cores (ou comprimentos de onda) de luz visível, interage com as moléculas e partículas na atmosfera da Terra.

    A atmosfera da Terra é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e pequenas partículas, como poeira e gotículas de água. Quando a luz do sol atinge a atmosfera, as diferentes cores (ou comprimentos de onda) de luz são dispersas de maneira diferente pelas moléculas na atmosfera. A luz azul é dispersa com mais eficiência do que outras cores porque tem um comprimento de onda menor e interage mais intensamente com as moléculas de ar.

    Como resultado, a luz azul é espalhada em todas as direções na atmosfera. Quando olhamos para cima, vemos uma grande quantidade de luz azul sendo dispersa em todas as direções, o que nos dá a aparência de um céu azul. À medida que a luz solar passa por uma quantidade maior de atmosfera (por exemplo, ao olhar para o horizonte), a dispersão se torna mais pronunciada, o que é por isso que o céu pode parecer mais pálido ou até mesmo avermelhado durante o nascer ou pôr do sol, quando a luz do sol tem que atravessar uma camada atmosférica mais espessa.

    Em resumo, o céu é azul devido à dispersão de Rayleigh da luz solar pelas moléculas na atmosfera da Terra, que espalham a luz azul com mais eficiência do que outras cores, criando a aparência característica de um céu azul durante o dia.