Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

por que a nuvem nao cai do ceu?

sempre quis saber, mas ninguém responde, se puderem, tenho que esfregar isso na cara de muita gente

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Desde quando aviões são mais leves que o ar ? Quanto pesa um boeing ? 15 gramas ?

    A nuvem é composta de milhões de gotículas de água, quando da condensação do vapor dágua contido no ar. A base da nuvem é uma região onde a temperatura do ar é igual a temperatura do ponto de orvalho. Daí a condensação. O que sustenta a gotícula são os ventos ascendentes na base da nuvem. Quando as gotículas se juntam e ficam mais pesadas formam as gotas de chuva, e caem.
    .

  2. Formação de Nuvens
    As nuvens são a umidade do ar condensada. São constituídas por gotículas d’água e/ou cristais de gelo. Quanto ao seu aspecto podem ser:
    Estratiformes – desenvolvimento horizontal, cobrindo grande área; de pouca espessura; precipitação de caráter leve e contínuo.
    Cumuliformes – desenvolvimento vertical, em grande extensão; surgem isoladas; precipitação forte, em pancadas e localizadas.
    As nuvens são constituídas por gotículas ou cristais de gelo que se forma em torno de núcleos microscópicos na atmosfera. Há vários processos de formação das nuvens e das suas conseqüentes formas e dimensões.

    As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande. Esta expansão requer energia que é absorvida do calor da parcela, e, por isso, a temperatura desce. Este fenômeno é conhecido por resfriamento adiabático. A condensação e congelamento ocorrem em torno de núcleos apropriados, processos que resultam ao resfriamento adiabático, o qual, em troca, resulta de ar ascendente.

    Uma vez formada a nuvem poderá evoluir, crescendo cada vez mais, ou se dissipar. A dissipação da nuvem resulta da evaporação, das gotículas dágua que compõem motivada por um aumento de temperatura decorrente da mistura do ar com outra massa de ar mais aquecida, pelo aquecimento adiabático ou, ainda, pela mistura com uma massa de ar seco.

    Uma nuvem pode surgir quando uma certa massa de ar é forçada a deslocar-se para cima acompanhado o relevo do terreno. Essas nuvens, ditas de “origem orográfica” também decorrem da condensação do vapor dágua devido ao resfriamento adiabático do ar.
    Constituição das Nuvens
    Após formadas as nuvens podem ser transportadas pelo vento no sentido ascendente ou descendente. No primeiro caso a nuvem é forçada a se elevar e, devido ao resfriamento, as gotículas d’água podem ser total ou parcialmente congeladas. No segundo caso, como já vimos, a nuvem pode se dissipar pela evaporação das gotículas d’água.

    Pelo que acabamos de explicar, as nuvens podem ser constituídas por gotículas d’água e cristais de gelo ou, ainda, exclusivamente por cristais de gelo em suspensão no ar úmido. Assim, a constituição da nuvem vai depender da temperatura que apresenta a esta, da altura onde a nuvem se localiza.

Perguntas Relacionadas