Categorias
Peixes

por favor alguém pode me ajudar?

Pessoal não sei mais o que fazer com meus lebistes. já fazem +ou- 6 meses que estou lutado com uma bactéria em meus peixes. esta bactéria começa a desfiar a calda deles eu a tentei de tudo. mandaram eu colocar sal grosso na agua .eu coloquei, comprei uns medicamentos da linha sera chamado bactopur, não resolveu ,outro chamado omnipur.tb não resolveu. dou ração tetra pra eles já não sei mais o que fazer. tenho aquario a 9 anos sempre amei meus peixes este é meu hobby preferido preciso de ajuda urgente. dou 5 estrelas para resposta mais convincente e 10 pontos.obrigada a todos

5 respostas em “por favor alguém pode me ajudar?”

olha infelismente isto aconeceu comigo tb.. tentei de tudo. usava o tetra tb e varios remedios que me indicaram mas nao dei conta.. so sei que eles perderam a capacidade de nadar e morreram afogados. quem disse que peixe nao morrem afogados.
mas procure lavar bem o aquario depois de lavar lave o sem nem um tipo de sabao para tiara as bacterias que ha nos vidros.
boa sorte..

observe bem o tipo de ferimento na nadadeira, se for ruído(desfiado) pode ser efeito do pH errado, se for parecido com pedaços arrancados, pode ter sido brigas entre machos, e até femeas…
eles gostam do ph alcalino.. caso esteja ácido eu aconselho colocar umas conchas…
se o ph estiver OK.. esperimente usar o bactericida e fungicida da Atlantis, pois ele trata tanto de fungo quanto de bactéria ao mesmo tempo..

caso não funcione.. olhe algumas doenças a seguir e veja se se enquadra em alguma delas:

Columnariose
Sintomas: Surgem várias úlceras no corpo do peixe, fazendo com que o mesmo perca parte da epiderme, as nadadeiras também aparecem roídas.
Tratamento: Baixar a temperatura para aproximadamente 25º, aplicar bactericida e fungicida na dose recomendada na bula, uma colher de chá de sal grosso para cada 30 litros de água (desde que não haja peixes de fundo como cascudo e corridora). Em estados mas críticos da doença pode ser necessário o uso de antibióticos (recomendo o tetraciclina). Durante a recuperação oferecer alimentos vivos

Degeneração das nadadeiras
Sintomas: A nadadeira dos peixes parece roída, apodrecimento dos tecidos, manchas vermelhas nas nadaddeiras.
Tratamento: Troca de 50% da água do aquário aproveitando para sinfonar o fundo do aquário, uma colher de sal grosso para cada 30 litros de água (desde que não haja peixes de fundo como cascuro e corridoras), Fungicida e bactericida na dose recomendada na bula. Durante a recuperação oferecer alimentos vivos.

Aeromonas
Sintomas: A parte atacada são as nadadeiras dos peixes que vão sendo comidas das pontas em sentido do corpo, aparece marcas de sangue na região atacada.
Tratamento: É causada por bactérias do gênero Aeromonas, Bastante contagiosa, deve ser tratada o mais rápido possível. Aplicar bactericida e fungicida na dose recomendada na bula, em alguns casos pode ser preciso tratar com antibiótico (recomendo o tetraciclina).
espero ter ajudado
um abraço

Se vc deu medicamentos e colocou sal então é para as bacterias estarem mortas,separe o peixe dos outros,isso pode ser resultado de brigas…se ela parar de ficar menor,é sinal que deu certo…porque ja ouvi dizerem que as caudas demoram muito para crescerem novamente…Abraços!!!

olha, infeccoes bacterianas sao muuito dificeis de se curar, e sao muito frequentes em auqarios. agora, a unica coisa que vc pode fazer é medicar em um aquario separado os peixes doentes( os antibioticos kanamicina e verde malaquita talvez matem a bacteria, mas provavelmente els irao orrer, sinot informar) e os que ainda estao sadios, vc tenta manter as condiçõe sod auqario perfeitas! o melhor remedio para doença de peixes é a prevenção!
o ph deve estar sempre a 7.5 ou 8, a amonia, por causa da falha na filtragem biologica, deve estar sempre zerada, e a temperatura a 26 gaus celius. nao ilumine demais o auqario. no maximo sete horas por dia. troque a agua semanalmente, apenas 30 por cento, sem tirar os peixes de dentro. a nova agua deve ser sem cloro e deve te ro memso ph e teperatura do aquario. coloque bastante plantas( naturiais ou artificiais) que eles se sentem melhores.
noa alimente em excesso, pois a aminia pode aumentar e o ph ficar acudo, por causa dos restos de comida que caem no fundo do auqario.
olha, oq pode estar deixando os seus peixes doentes é a amonia. como eu ja disse, o excesos de amonia mata os peixes, ou os estressa, e quando vc coloca os remedios contra as bacterias, vc acaba matando o filtor biologico, que é responsavel pela eliminação da amonia no auqario. sme filtor biologico, que soa as bacterias que ficma no cascalho, a amonia de acumula, pois os peixes produzem amonia nas feses. e com isos, eles se estressam e ficam doentes. por isos o remedio deve ser aplicado apenas para os peixes doentes.
bem, isos é o maximo que posos de falar, mas eu ja passei por isos, e é muito dificil emso curar a necrose das nadadeiras dos peixes! mas boa sortee! até mais!

doenças

Se você está disposto a proporcionar todas as condições a sus Lebistes, dificilmente terá problemas com doenças, já que a energia que o organismo do peixe iria gastar para curar as doenças e se restabelecer, será usada em outras funções como crescimento e reprodução. Os lebistes são muito resistentes, mas como todo organismo vivo, esta sujeito a várias doenças.
As doenças mais comuns nos Lebistes são:

Íctio: Pontos brancos que aparecem na pele do peixe, é parasitária, e só ataca quando a temperatura da água está muito baixa , ou o peixe muito debilitado. Para solucionar, aplique um anti-íctio seguindo rigorosamente as indicações da bula.
Nadadeiras roídas: Devido a quantidade alta de melanomas e células cromatóforas na caudal na dorsal destes peixes eles são mais propensos a instalação de bactérias. Isso é bem irreversível, caso isso ocorra, separe os peixes infectados e aplique mercurio-cromo direto no local afetado.
Fungos: As doenças causadas por fungos são várias, e geralmente causadas por ferimentos na pele ou por deficiências vitamínicas que enfraquecem o visgo da pele. Geralmente os fungos formam tufos como algodão ou manchas brancas. Para tratar, aumente previamente a temperatura do tanque e aplique mercúrio-cromo com um cotonete no local afetado.
Uma das mais fáceis maneira de controlar essas doenças citadas a cima e outras doenças que são mais simples, é reforçar a alimentação do peixe: Artemia Salina viva de preferência.

espero te ajudado o saite te ajudara batante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *